Cultura em Movimento reúne amantes da literatura e do cinema no Parque do Sabiá

Nossos Municípios

Arte e conhecimento fizeram parte das atividades do Parque do Sabiá neste sábado (26). Patrocinado pelo Tribanco, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e a Prefeitura de Uberlândia, o evento Cultura em Movimento, realizado pela Viva Marketing Promocional, reuniu diversos uberlandenses amantes da literatura e do cinema.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A programação inicial sofreu alterações devido às chuvas. A apresentação de contação de histórias da Vovó Caximbó e outras atividades para as crianças foram prorrogadas para o dia 03 de agosto, às 10h, próximo ao parquinho infantil do Parque do Sabiá. A programação literária, de cinema e a palestra da jornalista Leila Ferreira aconteceram no quiosque do parque.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A diretora executiva da Viva Marketing Promocional, Antônia Nunes, afirmou que a proposta do Cultura em Movimento é apresentar ao publico as obras dos cineastas e escritores uberlandenses. Outro foco especial é levar às crianças o interesse dos livros. “A Cultura transforma as pessoas”, declarou. Segundo ela, a expectativa é que o evento aconteça todo o ano.

Em sua primeira edição, o evento fez questão de prestigiar os diversos escritores locais. Cada um deles teve a oportunidade de expor e falar um pouco de sua obra. Os jovens e adultos presentes foram envolvidos em um ambiente que estimulava o desejo pelo conhecimento. “O Cultura em Movimento abre espaço para a literatura, os escritores, as palestras e trazendo ele para o Parque do Sabiá também inova o espaço para as pessoas participarem”, declarou o secretário municipal de Cultura, Gilberto Neves.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Leila Ferreira palestrou sobre sua última obra literária “A Arte de Ser Leve”. Ela falou também sobre sua vida e o quanto foi instruída a gostar dos livros. Fez questão de mencionar que quando criança, sua família passava diversas dificuldades, mas que sua mãe, professora de Português, nunca deixou faltar os livros. “Tudo que eu faço e fiz na minha vida de alguma forma está ligada aos livros que eu li”, declarou. Ela ressalta que acha fundamental que a sociedade, as instituições e até as empresas privadas apostem em eventos como o Cultura em Movimento. “Eu acho que qualquer iniciativa que estimule a leitura, que aproxime as pessoas das artes e de quem cria de uma forma em geral, essa iniciativa, é louvável”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Em meio à diversos escritores experientes, a adolescente Marina Rezende Bernardes, 13 anos, apresentou o seu livro infantil “Ane e o Caderno Mágico”. A jovem disse que gosta de escrever desde pequena. “Minha mãe leu e disse que aquilo poderia virar um livro”, declarou. Sua mãe Thays Rezende Neves Bernardes percebeu o talento da filha bem cedo. Ela afirma que os pais precisam estar presentes e próximos dos filhos para incentivar e estimular o gosto pelos livros. ”Esse incentivo faz toda a diferença”, disse.

Secom PMU