Curso de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil acontece em Uberlândia.

Nossos Municípios

     Por Fabiene Silva.

Coordenadores e membros de coordenadorias municipais de Defesa Civil, bombeiros, policiais militares, representantes de Associações Comunitárias e  de bairros, participam do curso de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil (CBPDEC), em Uberlândia.

DSC04248DSC04221

Promovido por três dias,  pela  Secretaria Municipal Antidrogas e Defesa Social,  em parceria com  Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Uberlândia, tem  como objetivo capacitar e conscientizar  os participantes em ações relacionadas à minimização de desastres, enchentes, alagamentos, escorregamentos, vendavais, seca, meios de transportes de produtos perigosos, incêndios e queimadas de grande proporção.

DSC04224DSC04231

 Os participantes receberam informações da equipe da Defesa Civil de Belo Horizonte sobre a importância da prevenção, do  planejamento e gerenciamento de desastres.  De acordo com a  secretária da Defesa Civil de Uberlândia Flávia Carvalho, o curso desenvolve a percepção crítica de um todo, por isso é voltado não só para Uberlândia mas  também para as cidades vizinhas. “ Nosso objetivo com esse curso é  ensinar a deixar de considerar os problemas dos outros a assumi-los como nossos . A capacitação é um grande passo, porque educa  a visão para percepção do risco, e assim poderemos atuar antes que o pior aconteça, no sentido de restabelecimento da normalidade social”, disse  Flávia Carvalho.

DSC04246DSC04229

 Durante a abertura oficial do evento, o prefeito e presidente da Amvap, Gilmar Machado, reforçou a importância do evento. “ A defesa civil hoje é essencial, não só em período de chuvas, mas também em período de seca porque socorre vítimas. Nós temos que nos preocupar em criar condições de socorrer as pessoas, pois a previsão para este ano segundo especialistas em clima é de  20% a mais de chuva  em toda região. União, organização e preparo para evitar transtornos é fundamental para  reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres naturais ou humanos que possam  ocorrer”, disse Gilmar Machado.