Diário eletrônico chegará a todas as escolas municipais de Uberlândia em 2015

Nossos Municípios

Os diários de classe dos professores estão deixando de existir fisicamente na rede municipal de ensino para serem informatizados. Com a plataforma eletrônica criada pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Educação e a empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), a documentação de notas, presenças e conteúdos se tornou mais fácil e ágil e a expectativa é que o serviço esteja presente em todas as 116 escolas municipais em 2015, atendendo a mais de 56 mil alunos. Implantado como projeto-piloto neste ano, o diário eletrônico já é realidade para cerca de 400 educadores e sete mil alunos.

Professor municipal de Língua Portuguesa desde 1994, André Luiz Batista Martins desejava há tempos usar diários informatizados. “Esperei muito tempo, mas agora se tornou real. Posso acessar de qualquer lugar e realizar o serviço com mais agilidade”, disse o servidor da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves. Ele destaca que o benefício também é importante quanto às listas de alunos regularmente matriculados. Com o recuso, os nomes estão sempre atualizados, ao contrário de quando os educadores tinham que se informar na secretária escolar.

“Agora, quando erramos, apenas deletamos e corrigimos. Antes era um tormento e em alguns casos tínhamos que refazer todo o diário”, disse a professora de História Rosa Maria Pelegrini, da Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho. Segundo ela, a reivindicação sobre o serviço é antiga e agora os diários sempre estão atualizados. A profissional ressalta que quando percebe que algum estudante está faltando constantemente, ela avisa o setor pedagógico, que entra em contato com a família imediatamente. Isto é possível porque ao acessar o diário eletrônico, o professor recebe uma mensagem sobre alunos faltosos.

Os diários eletrônicos também permitem que os coordenadores das escolas acompanhem a aplicação do conteúdo em salas de aula. “O diário eletrônico é um ganho muito significativo para toda a comunidade escolar. Ele se soma aos trabalhos pedagógicos já realizados e o manuseio é muito fácil. A maioria dos professores teve facilidade para utilizá-lo”, disse a diretora da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chagas, Consuelo Cortes dos Santos.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“É algo fundamental para o sucesso do trabalho das equipes. Diariamente os diretores podem se informar rapidamente sobre como andam os serviços em suas unidades”, afirmou o coordenador do Núcleo de Tecnologia e Educação, Cleber Ferreira Oliveira, do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Quantos aos pais e responsáveis, eles também podem acompanhar frequentemente o desempenho de seus filhos com o uso de senhas repassadas a eles durante as matrículas ou rematrículas.

Diários respeitam os perfis da cada escola

O sistema operacional dos diários eletrônicos estão locados no servidor da Prodaub e para utilizá-lo basta os professores acessarem, com usuário e senha particular, o endereço eletrônico webacademico.uberlandia.mg.gov.br. Para facilitar ainda mais a utilização e a memorização, os educadores que ministram aulas em mais de uma escola municipal realizam o acesso com apenas uma senha. Também são disponibilizados computadores para uso nas escolas aos profissionais que não possuem o equipamento em casa.

“No ano passado apresentamos a ideia ao prefeito Gilmar Machado e à secretária de Educação e eles imediatamente aprovaram e autorizaram a implantação”, disse Cleber Oliveira.

Na época, a equipe que conduziu os trabalhos optou por disponibilizar o serviço em escolas com diferentes perfis para ter uma noção mais ampla dos resultados, por isso foram escolhidas escolas infantis e de ensino fundamental urbanas e rurais. As unidades selecionadas no perímetro urbano foram as de ensino fundamental Doutor Gladsen Guerra de Rezende, Professor Otávio Batista Coelho Filho, Professor Leôncio do Carmo Chaves e Professor Domingos Pimentel de Ulhôa, além da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Mansour. Na zona rural, a Escola Emílio Ribas foi a escolhida nesta primeira etapa.

Secom PMU