Educação em foco: municípios da Amvap se reúnem com Ministro da Educação

Notícias em Destaque

O encontro aconteceu na sexta-feira (03/09) em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba e contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro e representantes de dezenas de cidades da região dentre elas os municípios que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap.

Na oportunidade prefeitos e secretários puderam apresentar as principais demandas da área da educação ao ministério. O Conselho Intermunicipal de Educação da Amvap – CIE/Amvap esteve representado por sua presidente e secretária municipal de educação de Capinópolis, Iracilda Pereira Duarte.

Encontro Educação Monte Carmelo-MG

A presidente do CIE/Amvap destacou que esse dia foi uma grande oportunidade de integração entre os municípios junto aos técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que promoveram um momento de assistência individual a cada município presente. Dentre os assuntos principais estão: a estruturação de um plano de ações articuladas que visa trazer mais investimentos para educação e diretrizes dos diversos programas da educação como o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – Siope.

“Um encontro dessa natureza é de extrema importância para os secretários municipais e para a educação regional como um todo. O conselho intermunicipal de educação da Amvap pode ganhar muito com essa visita do Ministro, especialmente pela atenção que o corpo técnico do ministério pôde prestar aos representantes de cada cidade”, disse Iracilda.

No evento o Ministro da Educação reconheceu as dificuldades que o período de pandemia impôs à educação não só no Brasil, mas pelo mundo a fora. Destacou também a figura do professor como um importante protagonista no pós pandemia.