Gestões municipais devem preencher declarações no Siconfi para receberem auxílio financeiro

Notícias Gerais

Conforme comunicado da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), todos os municípios devem preencher as declarações no Siconfi para receberem o benefício do auxílio financeiro da União. No entanto, o órgão afirma que vai disponibilizar orientações específicas sobre o procedimento. O recurso é referente à Lei Complementar 173/2020, que criou o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus e outros benefícios. No total, R$ 23 bilhões serão distribuídos entre os municípios.

Para orientar os gestores sobre o tema, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibilizou a Nota Técnica 36/2020 e a assessoria do departamento de Economia da Associação Mineira de Municípios (AMM) divulgou a estimativa de quanto cada ente local deverá receber do auxílio financeiro – que possui duas cotas: uma menor, exclusiva para uso na saúde e assistência social, e outra de aplicação livre.

No comunicado, o Tesouro reforça ainda o prazo de 10 dias, contados da data de publicação da legislação, em 28 de maio, para que os entes renunciem a ações contra a União, ajuizadas após 20 de março de 2020, tendo como causa, direta ou indiretamente, questões relacionadas à pandemia da Covid-19. Essa regra foi estabelecida pela Lei 173/2020.

Confira  nota técnica da CNM aqui e saiba quanto cada município receberá aqui.

Portal CNM