Gestores locais são convidados a debaterem as garantias do acesso à água para a população

Notícias Gerais

Os gestores municipais estão convidados para dois eventos relacionados à garantia de acesso à água de qualidade. O VII Fórum Mundial da Água ocorrerá entre os dias 12 e 17 de abril de 2015, na Coreia do Sul, nas cidades de Daegu – Gyeongbuk. Paralelo a este evento, com o objetivo de fazer valer a voz dos governos municipais, acontecerá a IV Conferência Internacional das Autoridades Locais e Regionais para Água, nos dias 13 e 14.

A temática é tida como a chave para a sustentabilidade e prosperidade humana, econômica e ambiental e trata-se de um desafio para os governos locais. Desde 1997, o Fórum é tido como a mais importante plataforma mundial para mover a agenda internacional sobre a água, por meio de ações coletivas da comunidade global. Está será a sétima edição do encontro, que ocorre a cada três anos e conta com debates, eventos culturais, exposições e feiras, fórum de cidadãos e atividades paralelas.

Por causa da importância do tema, seis organizações internacionais se juntaram e formaram a Rede de Cidades para Segurança Hídrica Mundial. Este grupo visa o diálogo, buscar soluções, intercâmbio e cooperação, além de enfatizar o papel dos governos locais no fornecimento de água e saneamento para as populações e a proteção dos recursos hídricos mundiais. O objetivo é garantir a representatividade dos governos locais e regionais no Fórum Mundial da Água e na Agenda Pós-2015 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ilustrativa
Ilustrativa

Rede

Entre as seis entidades internacional que fazem parte da Rede, destacam-se os trabalhos da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), que representa e defende os interesses dos governos locais na conjuntura mundial. As ações buscam aumentar a influência de governos e representações locais na governança global, em apoio aos programas de cooperação entre cidades em diferentes temas. Além de participar ativamente da organização da Conferência, a CGLU também representará os interesses locais na agenda oficial do Fórum.

Em proveito ao Fórum, a Rede de Cidades para Segurança Hídrica Mundial destaca a importância da presença dos gestores locais e regionais durante a Conferência. Neste espaço eles poderão dividir experiências e conhecimento sobre a questão nas cidades e províncias. A Conferência reunirá prefeitos, governadores, funcionários municipais, urbanistas, operadores e organizações internacionais comprometidos com a gestão sustentável da água. As inscrições estarão abertas em breve.

Agência CNM