Gestores podem participar do Programa de Aceleração para Unidades de Conservação Municipais

Notícias Gerais

Gestores podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 8 de março, no Programa de Aceleração para Unidades de Conservação Municipais. A iniciativa pretende contribuir para a melhoria das condições dos governos locais e conservar a biodiversidade por meio da gestão efetiva e equitativa de áreas protegidas e de outras medidas de conservação. O público-alvo do Programa são equipes multidisciplinares compostas por membros das Prefeituras, e tem enfoque em áreas protegidas com certo nível de maturidade na gestão.

A iniciativa pretende auxiliar no fortalecimento da gestão de áreas protegidas municipais e na ampliação de suas capacidades de conservação da biodiversidade. Nesse contexto, o trabalho busca estimular a equipe participante a pensar nas atividades que podem potencializar a gestão da Unidade de Conservação (UC) ao considerar que boa parte desses espaços estão inseridos em contextos urbanos e assim promover as áreas protegidas locais como ativos para o desenvolvimento sustentável local.

Podem participar do projeto os Municípios que possuam ao menos uma Unidade de Conservação Municipal que pertença uma das categorias a seguir: Parque Natural, Monumento Natural, Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Florestas Municipais. Essa unidade precisa estar cadastrada no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), assim como ter um plano de manejo e um conselho gestor que esteja formalizado por regimento.

Serão selecionadas cinco UCs municipais que, ao longo de nove meses participarão do programa virtual composto por encontros coletivos e atividades individualizadas (6 meses serão de participação ativa no programa de aceleração e 3 meses com acompanhamento dos desdobramentos da aceleração). A previsão de início do Programa para os contemplados pela seleção é no final de março com término em dezembro de 2021.
Os Municípios devem escolher dois participantes para representar a Unidade de Conservação, que se comprometam em participar ativamente e levar as atividades propostas, sendo um deles, obrigatoriamente, o gestor da UC e mais um representante relacionado com a gestão da UC.

O projeto é uma parceria da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o instituto Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Essa edição do programa é financiada pelo projeto Áreas Protegidas Locais. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhora das condições dos governos locais para conservar a biodiversidade por meio da gestão efetiva e equitativa de áreas protegidas e de outras medidas de conservação. Mais informações podem ser consultadas aqui. Faça a sua inscriçãoAcesse o regulamento do programa 

 

PORTAL CNM