IGAM convoca usuários para ratificarem dados do CNARH

Notícias AMVAP

Com objetivo de atualizar os dados dos usuários que realizam interferência diretamente em corpo hídrico para efetuar os ajustes dos cálculos da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, publicou a Portaria nº 15, convocando todos os sujeitos à outorga em corpos de água de domínio do estado para retificação ou ratificação de seus dados junto ao Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos – CNARH. As convocações abrangem as Bacias Hidrográficas dos rios Pará, Preto/Paraibuna e Pomba/Muriaé. Os dados devem ser enviados até 31 de agosto de 2014, através do site http://cnarhgmg.ana.gov.br.

Para o exercício de 2014, o valor anual da cobrança será baseado nas informações de usos constantes nas declarações enviadas e validadas no CNARH pelo IGAM. Os que não forem cadastrados no CNARH devem observar o disposto na Resolução Conjunta SEMAD/IGAM Nº 1.844, que estabelece os procedimentos para o cadastramento obrigatório de usuários de recursos hídricos no Estado de Minas Gerais.

Serão consideradas ratificadas, para efeito de cadastro e cobrança, as informações disponíveis no banco de dados do CNARH de quem não se manifestar durante o prazo estabelecido por esta Portaria.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sobre o CNARH

O Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos – CNARH foi desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com autoridades estaduais gestoras de recursos hídricos. O objetivo principal é permitir o conhecimento do universo dos usuários das águas superficiais e subterrâneas em uma determinada área, bacia ou mesmo em âmbito nacional.

Caso haja dúvidas, consulte os técnicos do departamento de Meio Ambiente da AMM, através do telefone (31) 2125-2418, ou pelo email assessoria_ambiental@amm-mg.org.br

Agência AMM