Ituiutaba realiza cadastro ambiental rural

Nossos Municípios

Para facilitar o acesso do produtor ao CAR – Cadastro Ambiental Rural e buscar um custo menor para associados e não associados, o SIPRI –  Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba e a FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas, firmaram uma parceria em benefício aos produtores rurais.

Segundo o presidente do Sindicato, Lindolfo Marques, a entidade buscou essa parceria para oferecer mais uma prestação de serviços, com custo menor para os associados ao SIPRI, contudo, fará também o atendimento aos produtores não associados. “Esse serviço será prestado pelo Sindicato, por intermédio de uma empresa especializada, facilitando assim, e com custo menor, o cumprimento por parte do produtor rural a essa exigência legal”, disse o presidente.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

O que é o CAR:

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, sito à Avenida Professor José Vieira de Mendonça, 1297 – Bairro Novo Mundo.

Ascom Ituiutaba