Minas Gerais recebe imunizantes Astrazeneca nesta quinta (21.10)

Notícias Gerais

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), informa que, nesta quinta-feira (21/10), chegam a Minas Gerais 206.250 doses da vacina Astrazeneca. Os imunizantes serão entregues, via transporte terrestre, na Central Estadual da Rede de Frio, no bairro Gameleira. Esta remessa faz parte do 60º lote de vacinas contra a covid-19. A Secretaria organiza a logística de distribuição para repassar às Unidades Regionais de Saúde e posterior entrega aos municípios.

Quantitativo

Acesse vacinaminas.mg.gov.br/ e acompanhe o quantitativo de doses recebidas pelo Estado a cada remessa e as principais informações sobre a vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais.

Saiba mais sobre as tecnologias utilizadas na produção das vacinas:  

CoronaVac: É desenvolvida com vírus inativado, que são expostos a calor e produtos químicos para não se reproduzir. Dessa maneira, não deve deixar as pessoas doentes, mas sendo capazes de criar uma resposta imunológica contra o vírus.  

Oxford/AstraZeneca: É desenvolvida com vetor viral não replicante, com adenovírus modificado geneticamente, que carrega instruções para a produção da proteína especula do novo coronavírus. Ao entrar na célula, faz com que o organismo produza resposta imunológica contra o vírus.  

Pfizer/BioNtech: É desenvolvida com tecnologia de RNA mensageiro, que transporta informações genéticas ao organismo para que seja produzida uma proteína do vírus que ative o sistema imunológico para gerar resposta de anticorpos contra o coronavírus.  

Janssen/Johnson & Johnson: Conhecido tecnicamente como Ad26.COV2.S, utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. A mesma metodologia, considerada de 3ª geração, é utilizada nos imunizantes Oxford/AstraZeneca e Sputnik V.  

Portal AMM