Ministro Patrus Ananias vai promover o Mais Alimentos na Femec 2015

Notícias em Destaque

A maior feira de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas de Minas Gerais, a Femec, será aberta às 9h desta terça-feira (24), no parque de exposições do Camaru, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, e do prefeito Gilmar Machado, responsável pela articulação da vinda das autoridades federal e estadual ao evento em Uberlândia.

Na oportunidade, o ministro vai promover o programa Mais Alimentos, do Governo Federal, em um estande específico para esse atendimento. O Mais Alimentos é uma ação estruturante com intuito de permitir investimentos na modernização da produção. Logo, o programa facilita a aquisição de máquinas e implementos por meio de financiamentos com linha de crédito direcionada à agricultura familiar.

Dados da Embrapa apontam que a agricultura familiar é responsável por 74% da ocupação do campo em todo Brasil. São 14 milhões de pessoas empregadas nessa produção em 4,3 milhões de estabelecimentos rurais. Nos últimos anos, o segmento respondeu por 38% do valor bruto da produção agropecuária no país.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

As estatísticas mundiais caminham na mesma perspectiva. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) destaca que em todo o planeta existem três bilhões de agricultores familiares (camponeses e indígenas), o que corresponde a um terço da população. Essa fração produz cerca de 70% dos alimentos em todo o mundo.

Além do Feirão Mais Alimentos, a Femec disponibilizará no Pavilhão da Agroindústria espaços para comercialização de produtos da agricultura familiar. Instituições parceiras, como a Prefeitura de Uberlândia, terão representantes técnicos nos mais de 60 cursos, palestras e clínicas tecnológicas gratuitas direcionadas ao pequeno e médio produtor.

Com estimativas de movimentação financeira superior aos R$ 202 milhões, marca atingida em 2014, a Femec deve atrair mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias de evento, dentre agricultores familiares e produtores rurais de todo o Brasil.

Secom PMU