Monte Carmelo entrega horto revitalizado com espaços para pesquisas e preservação ambiental

Nossos Municípios

Em comemoração ao mês internacional do meio ambiente, a Prefeitura entregou à população a reforma e revitalização do Horto Florestal de Monte Carmelo. Durante a cerimônia foram apresentados os espaços cedidos pelo Município para uso do curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para as atividades do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e promovido um debate sobre a preservação da flora, o reflorestamento e a água. O evento aconteceu o dia 8 de junho, na sede do Horto Florestal. No local, em breve funcionará a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Uma das atividades que marcou o evento foi o debate, com mediação do  engenheiro florestal da Brandt Meio Ambiente Roberto Peloso. A empresa Brandt trabalha com programas e estudos na área ambiental, no Brasil e em outros países. UFU, Fucamp (Fundação Carmelitana Mario Palmério), Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, CBH Paranaíba (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado discutiram o tema, que hoje chama a atenção da sociedade e governos, visando  encontrar meios de fomentar o agronegócio e o desenvolvimento socioeconômico do município com o mínimo de impacto ambiental possível.

“O atual governo conseguiu mobilizar a sociedade para a revitalização do horto e, com isso, trouxe vida para o espaço”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Paulo Marques. “A assinatura de convênio com a UFU ajudará no desenvolvimento de testes e pesquisas em horticultura e com o IEF possibilitará a produção anual de até 2 milhões de mudas no município. O agronegócio é hoje um dos principais pilares da economia do município e o governo apoia a atividade”, afirmou.

“O IEF transferiu toda a sua estrutura de viveiro da cidade de Patos de Minas para Monte Carmelo e isso ajudará na execução do novo Código Florestal, do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Recomposição Ambiental (PRA)”.

As melhorias para a revitalização do Horto Florestal de Monte Carmelo são resultado de um esforço conjunto e de parceria entre a Prefeitura, agricultores familiares, empresas, cooperativas, servidores públicos estaduais e pessoas da comunidade que apoiaram a iniciativa.

Ascom Monte Carmelo