Monte Carmelo inaugura nesta sexta-feira o “Natal Sustentável”

Nossos Municípios

A inauguração do Natal Sustentável de Monte Carmelo acontecerá nesta sexta, 28, às 19h, na Praça Getúlio Vargas e terá apresentação da Banda Sinfônica Jovem, da cidade de Pirapora, chegada do Papai Noel, apresentação de documentário sobre o projeto e uma surpresa que está sendo preparada pelos organizadores.

Este é o segundo ano do projeto que, ao todo, já recolheu e reutilizou quase 150 mil garrafas PET, em 2013 foram 35 mil e este ano 110 mil. Em 2014, o Natal Sustentável produziu cerca de 4.000 enfeites que serão distribuídos em 19 espaços públicos sendo, 17 na área urbana e dois nos distritos rurais de Gonçalves e Celso Bueno.

Divulgação
Divulgação

Entre os enfeites estão, um cometa cuja cauda é formada por fios de estrelas cadentes coloridas, arcos que simbolizam etapas da vida de Cristo, a tradicional árvore, luminárias, anjos, Papai Noel, estrelas, entre outros.

A Prefeitura espera um aumento de pelo menos 20 mil turistas que deverão vir à cidade atraídos pela decoração natalina. O Natal Sustentável é uma iniciativa da Casa da Cultura e contou com a colaboração da comunidade inteira, que se envolveu com o projeto e ajudou como pôde. “Por dia, são recolhidas 45 toneladas de lixo em Monte Carmelo, então, se diminuirmos o volume de descartáveis aumentaremos a vida útil do aterro e ajudaremos o meio ambiente”, disse o prefeito Fausto Nogueira. “Além disso, também estamos ajudando nosso comércio atraindo turistas para a cidade. Esperamos a visitação de moradores de pelo menos 20 cidades da região e de outros locais também”, afirmou.

“Sabemos que as crianças são multiplicadoras de informações e o encantamento que as peças provocam, mais o fato de participarem diretamente doando suas garrafas, visitando a oficina e as praças enfeitadas e bonitas já é um começo para ajudarmos a mudar a forma como a sociedade do futuro verá o lixo e os descartáveis. Este é um ótimo exemplo de educação ambiental.”

Ascom Monte Carmelo