Monte Carmelo investe na capacitação do setor de estofados em parceria com o Sebrae

Nossos Municípios

Fortalecer o conjunto de empresas do mesmo segmento para que cada uma se desenvolva, conquiste novos espaços no mercado e fature mais é a proposta da Prefeitura Municipal para os empresários do setor de estofados que atuam em Monte Carmelo. Para isso firmou parceria com o Sebrae para fornecer consultoria aos interessados por meio de um trabalho direcionado ao setor, abrangendo as diversas etapas, desde a estruturação administrativa até estratégias de marketing.

Segundo levantamento parcial da secretaria de Desenvolvimento Econômico, hoje no município atuam 26 empresas entre formais, informais, indústrias fabricantes e oficinas de consertos. A proposta é organizá-las para a realização de ações conjuntas, com resultados mais práticos e eficientes. “Coletivamente eles têm muito mais condições de competir com outros mercados que estão fora de Monte Carmelo, porque na verdade a concorrência existe deles com outros mercados. Internamente cada um tem sua fatia”, explicou o secretário da pasta, Fernando Faria.

“Eles vão se estruturar internamente para ter melhores margens. Ou vão ganhar mais com o que estão fazendo agora ou vão procurar mercados que paguem melhor pelo produto deles. A Prefeitura quer que os micro e pequenos empresários se desenvolvam, ganhem mais, tenham mais qualidade de vida e gerem mais empregos. A parceria com o Sebrae visa exatamente isto”, disse.

Ilustrativa
Ilustrativa

O empresário Solivaldo Sousa está há 15 anos no mercado de móveis e é especializado na fabricação de estofados por atacado. Ele acredita que para fortalecer o segmento é preciso organização. Para ele, dentro de Monte Carmelo tem espaço para todos e é possível, por exemplo, comprar matéria-prima em conjunto para baratear custos, além de produzir com mais qualidade e valorizar a cidade por meio dessa qualidade. “Não adianta correr atrás de mão de obra, se não tem gerenciamento. É preciso conhecer os problemas, primeiramente os nossos, e também conscientizar quem está trabalhando errado porque o mercado está crescendo e está cada vez mais exigente”, disse.

Para o analista técnico do Sebrae, Renato Moreira Silva, o primeiro passo é diagnosticar a realidade de cada empresa e, depois, desenvolver um projeto com ações que envolvam capacitação, acesso ao mercado e melhoria de produtividade. Além disso, serão trabalhados temas como estruturação gerencial e de pessoal, redução do desperdício, marketing, finanças, vendas, layoutização de espaços, entre outros. “Quando se chama o grupo para participar a intenção é que cada um fortaleça o que tem de melhor e trabalhe adequadamente suas potencialidades e diferenciais. A gente precisa mostrar a eles que são concorrentes e não inimigos. Eles precisam sentar e conversar porque quando você tem empresas de um mesmo setor discutindo melhorias todo mundo ganha. Eles podem ser parceiros e é isso que a gente está buscando”, disse. “É a essência do associativismo, colocar essa turma junto e mostrar que precisam um do outro para sobreviver no mercado e não que um tem de acabar com o outro. Isso é a pior coisa que pode acontecer para um setor dentro de uma cidade”, afirmou.

O valor de uma consultoria costuma ser alto, o que assusta o micro e o pequeno empreendedor, mas a proposta da Prefeitura e do Sebrae é reunir o maior número possível de empresários para baratear os custos. “O Sebrae subsidia 75%, 80% do valor da consultoria e obviamente quando a gente rateia isso entre as empresas o custo para cada uma é muito pequeno perto da qualidade do trabalho desenvolvido para cada um deles”, afirmou Renato Moreira.

“Só um não consegue nada, mas quando junta todo mundo eles conseguem mudar muita coisa. É importante que todos participem da próxima reunião, conversem entre si para terem novas ideias e fortalecerem o segmento. Quem vai sair na frente é quem está investindo, buscando, se informando, se orientando. Mercado existe para todos. Alguns têm melhor eficiência porque buscam mais, têm mais iniciativa; outros nem tanto porque às vezes esperam mais, mas dá para todo mundo trabalhar de uma forma unida e explorar o mercado sem um prejudicar o outro.”

Ascom Monte Carmelo