Monte Carmelo mobiliza população para o combate ao Aedes Aegypti

Nossos Municípios

Como a única forma de eliminar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é eliminando o mosquito e possíveis criadouros, a Prefeitura intensifica as ações de enfrentamento e combate por meio de uma campanha de mobilização em parceria com empresários, associações de classe e entidades filantrópicas. O objetivo é promover uma grande faxina em todos os bairros. Na cidade, 85% dos focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus estão dentro das casas.

Em janeiro deste ano, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, que decretou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em função do aumento de casos de microcefalia possivelmente relacionados ao vírus Zika, a Secretaria Municipal de Saúde criou uma força tarefa para vistoriar todas as casas e comércios da cidade em busca de criadouros e focos. Agora, com a campanha “Limpeza é Saúde”, a Prefeitura reforça o trabalho dos agentes de saúde e chama a população para colaborar descartando objetos que possam servir de criadouro. A campanha irá percorrer toda a cidade, um bairro de cada vez. 108 agentes comunitários de saúde e de controle de endemias estão em campo.

A Prefeitura começou o trabalho pelos bairros Santa Rita e Sidônio Cardoso, região onde a incidência de focos do Aedes aegypti está maior. Depois, com o apoio dos empresários, associações filantrópicas e estudantes, segue para os bairros Lagoinha, Planalto e Boa Vista.

12-02 Aedes Monte Carmelo

Nos dias 18, 19 e 20 será recolhido o lixo destes locais. Concluídos os trabalhos, a campanha continua até percorrer toda a cidade. Os nomes dos bairros e dias da coleta serão anunciados previamente. Lixo doméstico, móvel, eletrodoméstico, vaso sanitário, pneu e demais objetos que possam juntar água devem ser colocados para fora das casas e comércios. O entulho de construção deverá ser levado pelo proprietário para caçambas que serão instaladas em pontos específicos.

Os moradores ou comerciantes que se recusarem receber os agentes de combate ao Aedes aegypti serão notificados. Nos imóveis abandonados, públicos ou particulares, os agentes estão autorizados pelo governo federal desde o dia 1 de fevereiro, a forçar a entrada. Os donos de terrenos baldios com sujeira e lixo serão notificados pela Prefeitura. Nestes casos, se o proprietário não providenciar a limpeza, será multado e a Prefeitura poderá fazer a limpeza e cobrar pelo serviço.

A campanha “Limpeza é Saúde” está sendo realizada em parceria com o Lions Clube, Associação Comercial e Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação dos Ceramistas, empresários de diversos setores, Paróquia Bom Pastor, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e das empresas de locação de caçambas Locafer e OSS.

Em Monte Carmelo, o caso de morte por suspeita de dengue hemorrágica está sendo investigada, seguindo o protocolo de febre hemorrágica do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a secretaria de Saúde, a causa pode ter como base diversas doenças transmitidas por insetos ou roedores, combatidos com a manutenção de ambientes limpos e livres de lixo.

Ascom Monte Carmelo