Municípios da Amvap aderem Programa Internet para Todos

Notícias em Destaque

Após pouco mais de três meses do seu lançamento, o programa Internet para Todos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC já recebeu a adesão de 70% dos municípios brasileiros.

“Nenhum brasileiro ficará sem banda larga no país, independente de onde morar. O nosso satélite levará conectividade a todos os cantos do Brasil”, afirmou o ministro Gilberto Kassab nesta terça-feira (17/04), durante apresentação do programa a prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap.

No encontro, Kassab explicou que as cidades beneficiadas nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em junho, e a expectativa é que sejam instalados 200 equipamentos por dia. Hoje 3.865 cidades completaram a inclusão no programa e terão internet com alta velocidade em localidades até então sem conectividade.

Ao explicar a importância de levar banda larga para todas as localidades que hoje não possuem conectividade, o ministro deixou claro que as prefeituras não terão qualquer custo, exceto a do consumo de energia elétrica e a segurança dos equipamentos.

O vice-presidente da Amvap prefeito de Prata, Dr. Anuar Arantes Amui disse que o programa vem atender aos anseios dos municípios, pois há dificuldades técnicas e financeiras de levar internet para localidades que ficam a dezenas de quilômetros de distância das sedes municipais. “Nos sentimos muito honrados em participar de um projeto dessa envergadura que vem ao encontro do anseio da população”, disse Amui.

Na ocasião o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, aproveitou a presença do ministro para assinar o termo de adesão. “Completo aqui mais um instrumento que beneficiará a população de nossa cidade. A partir de agora, aqueles que não têm banda larga em seus bairros estão próximo de ter.”

17-04 Amvap Internet para Todos

Adesão

O termo de adesão assinado pelos municípios define a infraestrutura básica e as condições para a participação no Internet para Todos. As prefeituras indicam as localidades passíveis de atendimento, que receberão as antenas para a distribuição do sinal de internet. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas a preços reduzidos.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas e desenvolvimento dos cientistas brasileiros que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

17-04 Amvap Internet para Todos1

Telebras

A Telebras é a primeira empresa de telecomunicações credenciada pelo MCTIC e já está se preparando para cumprir os objetivos do Internet para Todos. Assim que receber as informações consolidadas do MCTIC, a empresa fará uma análise das localidades e iniciará a busca e credenciamento de empreendedores e pequenos empresários que serão os responsáveis por comercializar o serviço de internet em cada localidade.

A Telebras investirá na identificação e treinamento destes empreendedores, que farão a operação do sistema de vendas. Será firmado um contrato com o empreendedor, garantindo a execução do programa de maneira descentralizada.

Uma grande parte da infraestrutura  necessária para atendimento ao Internet para Todos será fornecida pela empresa parceira da Telebras no Brasil, que é uma das maiores operadoras de satélite do mundo. Serão adotados modelos de equipamentos já testados em mercados como o México, caracterizados pela facilidade de operação. O primeiro lote de antenas de recepção via satélite (VSAT´s), antenas de wifi profissionais, terminais de operação e demais sistemas já foram fabricados e estão em processo de importação para o Brasil.

Com Ascom MCTIC