Municípios participam de curso do e-social para administração pública

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Em busca de capacitar e atualizar os gestores públicos da região, a Amvap realiza, nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/08), o curso de implementação do eSocial na administração pública. O objetivo da capacitação é atualizar os servidores sobre o funcionamento do eSocial, um dos sistemas que compõe o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), programa que moderniza o cumprimento das obrigações e envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de serviços prestados.

Desta vez, o curso é ministrado por dois palestrantes, Prof. Milton Mendes Botelho, especialista em administração pública, em processos e técnicas legislativas, e o Prof. Jeferson Lima, advogado, professor e especialista em gestão pública. A realização do curso é virtual, pela plataforma Zoom.

A ementa do curso apresenta diversos aspectos envolvendo a implantação e utilização do eSocial. No primeiro dia foram abordados aspectos sobre a parametrização do sistema e como preparar as informações para alimentar a plataforma. Já o segundo dia apresenta, por meio de exemplos, outros tipos de eventos, e de que maneira o Governo Federal utiliza os dados enviados.

Segundo Jefferson Lima, palestrante do curso, o eSocial é uma nova forma do Governo Federal receber conteúdo ligado a todo aqueles que prestam serviço como pessoa física para um empregador. “O eSocial foi criado em 2014 e passou por diversas mudanças desde então. A versão que a gestão pública vai alimentar, nesse momento, é uma versão simplificada. O sistema foi se adaptando as necessidades, por isso, foram retiradas algumas informações que estavam atrapalhando seu pleno funcionamento”, completou Jefferson.

Para Aparecida Elaine, Servidora da Secretaria de Agronegócio da Prefeitura de Uberlândia, o curso está sendo bastante proveitoso, mesmo para ela, que atualmente trabalha em outra área. “Estou achando o curso muito bom, com um conteúdo rico e ministrantes preparados. Apesar de não atuar na área que trabalha diretamente com o eSocial, me interesso, pois, acredito que conhecimento nunca seja demais”, completou Elaine.

Esse é mais um dos cursos oferecido pela Amvap em seu plano de capacitação de 2021.