Pesquisa realizada pelo FNDE avalia programa Caminho da Escola

Notícias Gerais

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desenvolveu, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, pesquisa que avaliou o programa Caminho da Escola. Os dados foram coletados no âmbito do programa e contemplou questões relacionadas ao Programa Nacional de Apoio Ao Transporte Escolar (PNATE) que serão divulgadas oportunamente.

O objetivo da pesquisa, que foi divulgada no último dia 24 de janeiro, é oferecer subsídios às decisões do FNDE na gestão da assistência técnica e financeira à política de transporte escolar. A pesquisa verificou pontos a respeito da frota utilizada pelos estudantes, tanto da área rural quanto da área urbana, além da demanda, idade média dos veículos utilizados e se são adequados, como situações onde são utilizados caminhões e caminhonetes adaptadas, conhecidos como pau de arara.

Alerta
Segundo o FNDE, os questionários foram disponibilizados para 5.570 Municípios, mas somente 2.361 responderam, o que corresponde a 42,4%, durante o período de coleta.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a importância de os gestores contribuírem com as pesquisas realizadas pois os dados permitem a manutenção das políticas já implementadas e aprimoramento das ações.

Os questionários foram disponibilizados pela internet em julho de 2018 para gestores municipais e conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de 77 mil questionários para diretores de escolas.

Confira o relatório disponibilizado pelo FNDE.

Portal CNM