Prefeitos devem buscar apoio de deputados para consolidar região metropolitana

Notícias em Destaque

Com o objetivo de obter o apoio dos deputados estaduais e federais da região, para a proposta dos prefeitos de se criar a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, inicialmente com 16 municípios, será realizada nesta sexta-feira, dia 25, em Uberaba, a última reunião da comissão intermunicipal que trata do assunto. O evento, além de buscar a adesão dos parlamentares, servirá, também, para que eles possam conhecer o estudo de viabilidade técnica e econômica, elaborado pela Universidade Federal de Uberlândia, recomendando que a nova demarcação territorial se inicie com esse número de localidades, podendo ser ampliada após a sua implantação definitiva.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Um projeto de lei criando a região metropolitana com 66 municípios, já tramita na Assembleia Legislativa e poderá ser votado neste semestre, mas, no entendimento dos prefeitos, com base nos estudos, o melhor para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no atual momento, é criá-la com 16 localidades. No dia 11, a comissão, que é formada pelas administrações que compõem a Amvap, a Amvale, a Ampla, a Amgra e a Amapar, reuniu-se, em Uberlândia, com empresários da região, também buscando o apoio deles para a proposta e obteve a adesão. Após a reunião desta sexta-feira, 25, os chefes de Executivo se mobilizarão junto à Assembleia para a aprovação da proposta.

A reunião, em Uberaba, será dirigida pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, presidente da Amvale, e pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, que preside a Amvap. O evento terá início às 10 horas e será no salão de convenções do Centro Educacional de Tecnologia Ambiental (Ceta), à Avenida Dr. Rodolfo Borges Júnior, 1000, no Parque das Barrigudas, no setor UniverdeCidade. Vice-prefeitos, vereadores e líderes políticos da região também estão convidados para reunir-se com os deputados.

Secom PMU