Prefeitos e secretários se reúnem na Amvap para discutir demandas da saúde regional

Notícias em Destaque

Prefeitos e secretários municipais de saúde participaram de reunião extraordinária para tratar sobre os desdobramentos em função do fechamento do Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC-UFU na manhã da última sexta-feira (17/06) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap. Em pauta estiveram assuntos ligados a regulação de pacientes de Uberlândia e região e as maneiras pelas quais dão entrada no maior hospital de média e alta complexidade do interior mineiro.

Na ocasião foi formada uma comissão de prefeitos e secretários de saúde com a missão de estreitar os diálogos com o HC-UFU buscando desafogar o sistema de atendimento em saúde para os municípios que tem o hospital de Uberlândia como referência. A missão proposta é fazer com que todos os pacientes ingressem no hospital por meio da regulação do SUS (Sistema Único de Saúde) e também buscar uma auditoria nas contas da FAEPU (Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia) que administra o HC-UFU e tão logo os recursos repassados pelos municípios ali atendidos.

Foto: Ascom Amvap
Foto: Ascom Amvap

Os gestores de municípios da Amvap entendem que é fundamental as discussões conjuntas para demandas desta natureza visto as dificuldades no atendimento em saúde à população que tem no HC-UFU o suporte necessário para casos de urgência e emergência.

O hospital de clínicas paralisou o recebimento para novos atendimentos nos últimos dias em seu pronto socorro alegando que esta necessidade se deu como medida de atenção aos pacientes já instalados em função da real capacidade instalada de cuidados hospitalares visto a disponibilidade de recursos para efetivar os procedimentos médicos hospitalares. O HC-UFU é referência em urgência e emergência para uma população de mais de dois milhões de habitantes das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e é o terceiro maior hospital universitário do pais.

Foto: Ascom Amvap
Foto: Ascom Amvap

Para a presidente da Amvap e prefeita de Capinópolis, Dinair Maria Pereira Isaac, medidas desta natureza são fundamentais para mitigar as demandas em saúde pública da região. “Buscamos ampliar a força do entendimento com a diretoria do hospital pensando na saúde do nosso cidadão, e para isso estamos unidos, discutindo, buscando a melhor solução juntos”, concluiu a presidente da Amvap.