Prefeitos instalam G70 e garantem unidade nos projetos para a Região

Notícias em Destaque Notícias Gerais

Os prefeitos eleitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se reuniram nesta segunda-feira (28/11), em Uberaba, para discutirem temas inerentes aos 70 municípios que compõe o G70 – Grupo de Prefeito Eleitos para a gestão 2017/2020. Questões como reforma tributária, recursos para projetos em andamento, investimentos em projetos macros como, gasoduto, duplicação e manutenção de rodovias, aeroporto e cargas, entre outros, foram discutidos.
Em sua apresentação o prefeito Paulo Piau afirmou que a união é o único caminho para sair da crise e conquistar recursos que beneficiarão toda a região. Ele lembrou que há projetos que precisam ser terminados, bem como outros que requerem investimento, cujo foco é o desenvolvimento econômico, visando a geração de emprego e rendas para os munícipes. “A crise está aí e temos que enfrentar. Com a união de todos seremos ouvidos no Estado e na União. Sabemos o que precisamos e o que queremos, agora temos que levar isso para quem tem o recurso na mão.”, destacou.
O prefeito eleito de Araxá, Aracely de Paula lembrou que a região é referência e tem potencialidades que podem ser “o motor que vai arrastar o país neste momento de crise”. Ele destacou também a importância da união neste momento de crise. “Que este levante solidário e pacífico sirva de exemplo para o país, pois com a união vamos conseguir vencer esta crise.”, disse.
Caio Heitor, o prefeito eleito de Frutal, destacou que o Triângulo e Alto Paranaíba oferecem muito a Minas e ao Brasil e que todos os prefeitos da região sonham muito, mas que é preciso realizar. “Nenhuma cidade sozinha vai se desenvolver. Precisamos uma das outras e este encontro é o primeiro passo para conseguirmos avançar.”, afirmou.
Representando a região de Patos de Minas, o prefeito eleito, José Eustáquio, além de confirmar a participação ativa no movimento do G70, externou sua preocupação com o escoamento de produção da região, que deve ser pensado e debatido com os governos do Estado e Federal visto que interfere diretamente no desenvolvimento econômico, sendo essencial a duplicação de diversas rodovias.
Já o prefeito eleito de Uberlândia, deputado federal Odelmo Leão afirmou que o G70 pode contar com ele e fez cobranças específicas a AMM (Associação Mineira dos Municípios) e ABM (Associação Brasileira dos Municípios), ao afirmar que encaminhou propostas para auxiliar os municípios, mas que não obteve retorno. Ele externou preocupação com a falta de recursos para projetos que está em andamento. “Alguns prefeitos tomarão posse em cidades que estão literalmente quebradas. É uma situação crítica. Se não houver iniciativa específicas do Estado e da União para auxiliar os prefeitos, os municípios estarão inviabilizados. Fiz uma sugestão para a criação de uma linha de crédito a longo prazo para os municípios, para ajudar a passar por este momento. Espero que a proposta seja avaliada e aprovada.”, avaliou.
Representados as associações promotoras do evento (Amvale, Amvap, Ampla, Amvarig, Amapar), o prefeito de Pirajuba e vice-presidente licenciado da AMM, Rui Ramos, externou apoio ao movimento e conclamou os prefeitos para ingressarem na justiça federal, solicitando 15% do montante da multa da repatriação, nos mesmos moldes do que fizeram os Estados.
Ao final do evento os prefeitos assinaram o ato de instalação do G70 e a pedido do Prefeito Paulo Piau, o ex-prefeito de Uberaba e atual deputado federal, Marcos Montes, leu a Carta de Uberaba, contendo as principais reivindicações do grupo, sendo aclamada pelos presentes.

23-11-g-70-uberaba1

Kassab se coloca como líder municipalista e garante apoio ao movimento G70

Palestrante do evento G70, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab, destacou a importância do evento promovido pelas associações e afirmou que os prefeitos podem contar com ele, como um líder municipalista. Kassab que foi Secretário Municipal, Vereador, Prefeito e Deputado pela maior cidade do país, São Paulo, afirmou que o caminho é a união.
Ele destacou o papel da sua pasta, afirmando que a tecnologia é necessária e auxilia os prefeitos no atendimento da comunidade. Ele lembra que o Brasil é um dos países mais avançados no uso de tecnologia. “No programa Cidade Digital integramos os serviços, oferecemos internet e queremos com ele consolidar projetos e firmar parcerias. A tecnologia trabalha a favor da comunidade, mas é preciso avançar no setor público.”, afirmou.
Sobre a crise, Kassab avaliou que os prefeitos passam por dificuldade de gestão devido à falta de recursos. Ele também lembrou que o Governo Federal delegou aos municípios vários encargos, mas que não vieram acompanhados dos recursos, o que sobrecarregou as administrações. O ministro afirmou também que é necessário refazer o pacto federativo e que acredita que o atual governo federal fará o que for necessário para colocar o Brasil nos trilhos, deixando sua marca.
“Unidos, não há secretário, governador, ministro ou presidente, que não atenda 70 prefeitos. Ninguém vai se recusar a recebê-los. Minha sugestão aos prefeitos eleitos para primeiro mandato é que procurem os prefeitos que tenham mais experiência. Meu ministério está de portas abertas para apoiar os projetos de educação e inovação. Estou aqui também como líder municipalista e vocês podem contar com meu apoio.”, finalizou.

Ascom Pref. Uberaba