Prefeitura mantém abastecimento da Farmácia Básica em Santa Vitória

Nossos Municípios

A Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Saúde, não mede esforços para manter a Farmácia Básica abastecida com medicamentos prioritários para a população, em conformidade com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

De maneira especial, a Administração Municipal preza para que as farmácias municipais (duas na cidade e uma no distrito de Chaveslândia) estejam com a prateleiras sempre cheias, com diversos tipos de medicamentos para atender a demanda da população. Hoje, as farmácias estão abastecidas e os medicamentos estão disponíveis gratuitamente para a população, via receituário prescrito por médicos oriundos dos PSFs, Unidade Mista, Pronto Atendimento e até mesmo de hospitais particulares.

Dentre os medicamentos fornecidos, Farmácia Básica disponibiliza à população Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (que são aqueles de alto custo) – CEAF, Medicamentos do Componente Estratégico – CESAF e Medicamentos do Componente Básico – CBAF. Também garante medicamentos estratégicos para tratamentos de esquistossomose, hanseníase, leishmaniose, sífilis, toxoplasmose e tuberculose.

Segundo a coordenadora Emiliane Barthasson Silva, além atender demanda a população através dos receituários médicos, a Farmácia Básica Municipal também é responsável por distribuir os medicamentos para o CAPS. “É uma preocupação da Administração Municipal manter as farmácias, bem como o CAPS, sempre com seu estoque atualizado para atender a todos”, assegurou a coordenadora.

O secretário de Saúde Geraldo Júnior destacou a importância do constante reabastecimento da Farmácia Básica.
“Estamos sempre mantendo a Farmácia Básica abastecida, de forma que não ocorra a falta de algum medicamento para a população, por que nesta gestão, saúde é prioridade”, pontuou.

 

ASCOM Santa Vitória