Profissionais do ‘Mais Médicos’ e Provab já atuam em Monte Carmelo

Nossos Municípios

Duas médicas cubanas do “Programa Mais Médicos” e três médicos carmelitanos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), ambos do governo federal, estão atuando na saúde pública de Monte Carmelo. Os cinco atendem nas unidades básicas de saúde e devem permanecer em Monte Carmelo por dois ou três anos, ou até mais, já que o convênio pode ser prorrogado.

Profissionais vem otimizar o atendimento em saúde no município. Foto: Ascom Monte Carmelo
Profissionais vem otimizar o atendimento em saúde no município. Foto: Ascom Monte Carmelo

Recentemente, a presidente Dilma Rousseff disse que o Mais Médicos já beneficia 33 milhões de pessoas nas periferias dos grandes e médios centros urbanos, além das cidades do interior. Hoje, são 9.490 profissionais atuando em 3.025 municípios e em 31 distritos indígenas. “Agora em abril estão chegando mais 3.745 médicos. Aí, nós estaremos atendendo 100% do que foi pedido pelos municípios quando iniciamos o Programa Mais Médicos”, disse.

O Provab e o Mais Médicos foram criados para suprir a demanda desses profissionais no país. Nos dois casos, os médicos são acompanhados por uma universidade. Em Monte Carmelo, o acompanhamento é feito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pela secretaria municipal de Saúde.

Ascom Monte Carmelo