Profissionais do Samu encerram fase de preparação em Uberlândia

Notícias AMVAP

A quarta e última turma, composta por 170 profissionais em treinamento para atuarem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Macrorregião Triângulo Norte, encerram as aulas neste domingo (19). Entre os alunos, estavam médicos, enfermeiros, condutores, socorristas e profissionais da Central de Regulação, além de militares do Corpo de Bombeiros.

Ao todo foram 664 capacitados durante um período de 30 dias. A próxima etapa para o funcionamento do serviço será a inauguração das bases, em Uberlândia e em mais 16 bases descentralizadas. Ao todo, 27 cidades serão atendidas.

O aluno Vanilson Mendes, que atuará como socorrista em Capinópolis, disse que estava feliz com o fim do treinamento e ansioso para o início dos trabalhos, que ele considera uma vocação. “Isso está no sangue, não fazemos por dinheiro. Fazemos porque amamos e isso não tem preço”.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Cada turma participou de 50 horas de treinamento, divididas entre aulas práticas e teóricas. No local foram desenvolvidas ações de colisões de automóveis, socorro a múltiplas simulações resgate a vítimas em situações de risco com rompimento de obstáculos e entrada em locais de difícil acesso, reanimação cardiopulmonar, urgência pediátrica, trauma de tórax e abdômen, direção defensiva, reanimação cardiopulmonar e urgência obstétrica.

 “O curso foi acima do esperado, com aulas e oficinas externas satisfatórias. Mesmo com o encerramento do curso introdutório continuaremos com capacitações constantes”, disse o médico, Uilter Goulart, responsável pelo Núcleo Educacional Permanente.

Segundo Dayana Ferreira da Fonseca, secretária executiva do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo Norte (CISTRI), responsável pelo SAMU, a etapa a seguir será a de inauguração das bases ainda neste mês. “Os trabalhos não param, estamos finalizando uma etapa e partindo para outra. O curso foi aplicado com bastante qualidade, dentro do previsto e superando todas as expectativas”, disse.

Secom PMU