Projeto Caminho do Alimento em Cascalho Rico

Nossos Municípios

Mais um importante projeto, desta feita com o tema “O caminho dos alimentos até chegar à mesa” foi desenvolvido nas escolas do município, sob a coordenação da engenheira Agrônoma, Isabella de Fátima Fernandes, e pela nutricionista, Carolina Monteiro.

De acordo com as coordenadoras, na primeira etapa do projeto foi feita a confecção de modelos de horta com garrafas pet, com utilização de sementes de tomate, espinafre e orégano. Antes de iniciar a atividade prática, a turma foi dividida em três grupos, os quais cada um ficou responsável pelo desenvolvimento de determinado alimento. Ao finalizar a atividade prática o líder de cada grupo levou para casa a garrafa pet com a semente e com o auxílio da sua equipe, cuidou da muda até que a germinação fosse concluída.

“Trata-se de um projeto espetacular levado aos alunos nas escolas municipais e com certeza, o objetivo foi alcançado. Parabéns à equipe por mais esse trabalho”, comentou o prefeito Dário Borges.

Os principais objetivos do projeto foi o de incentivar a alimentação saudável para crianças entre 07 e 08 anos; incentivar o consumo de temperos naturais; estimular o interesse pela a descoberta da origem dos alimentos, como são produzidos os alimentos;  estimular a consciência da sustentabilidade nas crianças; despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; dar oportunidade aos participantes de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo; e estimular o trabalho em equipe.

O projeto teve a participação de 17 crianças da Escola Municipal São Judas Tadeu e 13 crianças da Escola Municipal Santa Luzia da Boa Vista, totalizando 30 alunos com idade entre 07 e 08 anos.

ASCOM Cascalho Rico