Proposta de criar Região Metropolitana ganha apoio de empresariado

Notícias em Destaque

A proposta da comissão de municípios da região de se criar, inicialmente, a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com 16 municípios, ganhou o apoio das lideranças empresariais das cidades envolvidas, durante reunião realizada no salão de reuniões da Prefeitura Municipal em Uberlândia. O encontro, realizado pelo grupo, formado por associações municipalistas, teve como objetivo envolver o empresariado na proposta, buscando o apoio do setor à iniciativa, que vem sendo debatida, amplamente, desde o ano passado.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A reunião, organizada pelas prefeituras de Uberlândia e Uberaba e preparada pela Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, designada pelo prefeito Gilmar Machado, para cuidar do assunto, contou com participação de cinco prefeitos e representantes das demais cidades, e de empresários de Uberaba, Araxá, Araguari, Ituiutaba, Patrocínio e Ituiutaba. A última etapa de discussão da proposta dos municípios será realizada, no dia 25 de abril, às 10h, em Uberaba, com deputados estaduais e federais da região, para que eles também se envolvam no movimento.

Durante o encontro, os representantes do empresariado dessas cidades conheceram o estudo de viabilidade técnica da região metropolitana, elaborado pela Universidade Federal de Uberlândia, a pedido da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), e a estratégia montada pelas cinco microrregiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que compõem a comissão, para levar a proposta adiante. As cinco microrregiões são: Amvap, Amvale, Amapla, Amapar e Amgra. Após a exposição, representantes do empresariado usaram da palavra e manifestaram o seu apoio.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Os prefeitos Gilmar Machado, de Uberlândia, Paulo Piau, de Uberaba, Lucas Campos, de Patrocínio, Ademir Melo, de Campo Florido, e Rui Ramos, de Pirajuba, salientaram sobre a importância do envolvimento do empresariado na proposta. Gilmar Machado e Paulo Piau acrescentaram que, embora a região metropolitana poderá ser criada, inicialmente, com 16 municípios, no decorrer da sua implantação as outras cidades da região poderão fazer parte dela. O estudo de viabilidade técnica da UFU prevê criação da nova demarcação com esse tanto de município, porém permite a sua ampliação.

Atualmente tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei criando a região metropolitana do Triângulo Mineiro com 66 municípios. A deputada estadual Liza Prado, autora do projeto, esteve presente à reunião.

Secom PMU