PSF Pirapitinga, em Ituiutaba, realiza mais uma edição do Saúde na Escola

Nossos Municípios

Recentemente, a equipe do PSF Pirapitinga, através do Núcleo de Apoio aos PSFs e Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nas dependências da Escola Municipal Manoel Alves Vilela, instituição que acolhe alunos da rede municipal de ensino e responde à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, mais uma edição do Programa Saúde na Escola.

Na oportunidade, alunos de séries variadas receberam informações importantes sobre os cuidados com a higiene bucal, através de palestra com a cirurgiã dentista e coordenadora do Setor de Prevenção de Doenças da Boca, Janete Maria de Almeida Macedo, contratada pelo Departamento de Odontologia da SMS. Além disso, os estudantes puderam tirar suas dúvidas sobre escovação, participando de um momento prático, onde realizaram a adequada escovação, de acordo com as instruções repassadas pela dentista.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Participaram do evento, além dos alunos e alguns professores da instituição de ensino, a diretora da EMMAV, Adalgisia de Oliveira, e o enfermeiro chefe do PSF Pirapitinga, Lucas Rocha. “A realização do Saúde na Escola é de extrema importância para o adequado atendimento das nossas crianças, no que se refere à manutenção de hábitos saudáveis”, avalia Lucas.

O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

“Com a realização do PSE é possível levar saúde a um número bastante interessante da população, que se talvez não existisse o Programa, não teriam condições de serem atendidas”, ressalta o coordenador dos PSFs de Ituiutaba, Rodrigo Laterza.

“As Secretarias de Educação e de Saúde têm estado de mãos dadas, viabilizando o PSE no Município, como forma de levar saúde para centenas de crianças todos os anos”, afirma a secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo.

Ascom Ituiutaba