Região celebra formatura de Técnicas em Saúde Bucal

Nossos Municípios

Em Ituiutaba, no mês de julho, foi realizada a solenidade de formatura do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), através de convênio com o Ministério da Saúde. O curso abrangeu os municípios da região de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu e Santa Vitória, numa parceria entre os governos federal, estadual e municipal, sem nenhum custo para as alunas participantes, sendo ministrado pela ESP-MG.

Para que as alunas participassem do curso, os municípios disponibilizaram transporte e alimentação durante o curso, que teve início em abril de 2012, com periodicidade de uma semana ao mês, sendo liberadas do trabalho pelo município, para cumprir a carga horária de 1.300 horas aula exigida pelo curso.

Na ocasião da solenidade de formatura, o evento foi prestigiado pelo diretor geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas, Gerais Damião Mendonça Vieira; coordenadora local do Curso Técnico em Saúde Bucal, Elizabeth Franco; docentes de concentração e dispersão, secretários municipais de Saúde e coordenadores de Saúde Bucal.

Ao todo, foram 41 formandas de oito municípios da microrregião de Ituiutaba. De Santa Vitória foram seis formandas: Aparecida Rejane, Bertânia dos Reis, Fernanda Guedson, Judit Queiroz, Mileny Lima e Rosângela Franco.  Para a coordenadora de Saúde Bucal de Santa Vitória, Ana Paula Paranaíba, a formação de Técnicos em Saúde Bucal são fundamentais para o processo de consolidação de uma prática odontológica voltada para um modelo de atenção com maior ênfase para as ações coletivas de promoção da saúde bucal no âmbito do SUS.