Região Metropolitana volta a ser discutida em Uberlândia

Notícias em Destaque

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças empresariais de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Araxá, Ituiutaba, Patrocínio e de outras cidades que compõem a comissão intermunicipal que trata da criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro, reúnem-se novamente nesta sexta-feira (11/04), em Uberlândia, para definir quais serão as ações a serem desenvolvidas em forma de colaboração ao projeto que tramita na Assembleia Legislativa dispondo sobre o tema. A matéria legislativa deverá ser votada neste semestre, porém antes da votação os prefeitos pretendem fazer as suas sugestões.

Última reunião aconteceu em março. Foto: Secom PMU
Última reunião aconteceu em março. Foto: Secom PMU

Na última reunião, realizada em Uberlândia, em 12 de março, os prefeitos discutiram o estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira da iniciativa, elaborado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a pedido da Associação Microrregional dos Municípios do Vale do Paranaíba (Amvap). O estudo aponta a viabilidade da criação, mas sugere que o número de municípios para compor a região metropolitana seja alvo de discussão entre os prefeitos. Com base nisso, os gestores aprovaram que a RMTM seja, inicialmente, formada por 16 municípios, mas com espaço para a sua ampliação. O projeto legislativo prevê a criação da região metropolitana com 66 participantes.

A reunião de amanhã está sendo preparada pela Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, designada pelo prefeito Gilmar Machado para cuidar da criação, juntamente com a Prefeitura Municipal de Uberaba. Para esse encontro, os prefeitos e líderes municipais contarão com a presença de empresários dessas cidades, que tomarão conhecimento das decisões e serão convidados a fazerem parte do grupo. A estratégia é atraí-los para que, juntamente com os gestores, façam uma grande mobilização junto aos deputados estaduais e federais para a discussão da proposta. A comissão é composta dos municípios associados à Amvap, Amvale, Ampla, Amapar e Amgra.

Secom PMU