Representantes da Agência Nacional das Águas participam de reunião do Comitê do Baixo Paranaíba

Notícias AMVAP

Foi realizada na última terça-feira (02/12) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP em Uberlândia, a última reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba, CBH PN3. A discussão do Plano Diretor da Bacia contou com a participação de agentes da ANA para maiores esclarecimentos sobre as adequações necessárias para a futura aprovação do mesmo.  O analista de Recursos Hídricos da ANA – Agência Nacional das Águas, Márcio de Araújo fez uma apresentação geral sobre o Plano de Recursos Hídricos (PRH) do “Paranaíbão”, ressaltou diagnósticos, os cenários e os planos de ações para investimentos destacando as regiões do PN3.  Na oportunidade os agentes da ANA, apresentaram ao grupo uma proposta de trabalho para que seja feito as mudanças necessárias.

Foto: Ascom CBH-PN3
Foto: Ascom CBH-PN3

Foi apresentada uma metodologia acordada com o órgão gestor estadual para apreciação do Comitê que consta de uma oficina de conhecimentos para reajustar as adequações já levantadas pelos conselheiros e repassadas ao IGAM.

A proposta  foi aprovada pelo grupo e ficou pré-agendado para abril de 2015 a realização da oficina. O passo seguinte será a consideração final feita pelo IGAM com apoio da ANA e por fim a aprovação pelo CBH e envio ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/MG) . “Se tudo caminhar conforme programamos nosso objetivo é finalizar todo este processo ainda no primeiro semestre de 2015”, conclui o presidente Marcelo Gouveia.

Comitê lança Mascote

Também nesta reunião foi apresentado aos conselheiros o Mascote do PN3, um peixe dourado, com características das espécies da região que surge para ser o  novo aliado do CBH na missão de fazer com que adultos e crianças possam entender a gestão dos recursos hídricos e também chamar a atenção para os perigos do uso inadequado e abusivo da água.  O desenho aprovado foi produzido pela professora de artes, Marliene Borges e um grupo de alunos.

Foto: Ascom CBH-PN3
Foto: Ascom CBH-PN3

O mascote surgiu de um trabalho de mobilização do Uso Consciente da Água realizado pelo comitê constantemente e que ganhou força maior durante o mês de novembro onde foram realizadas atividades com crianças e adolescentes da Rede Crescer em Uberlândia, foram envolvidas cerca de mil pessoas de 06 a 15 anos.

Ascom CBH-PN3