Resultados do Ideb 2013 apontam comprometimento de gestores municipais e novos desafios a serem enfrentados

Notícias AMVAP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, com atraso, no dia 5 de setembro, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Índice referente aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) aumentou de 5,0, em 2011, para 5,2 em 2013, superando a meta Brasil estipulada, de 4,9. O Ideb mostra que escolas da rede pública de 2.721 Municípios alcançaram a meta Brasil. Já nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Ideb observado foi de 4,2, sendo que a meta nacional projetada é de 4,4. Apenas 798 Municípios alcançaram esse índice.

Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, os dados demonstram que os gestores municipais estão comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino e práticas pedagógicas mais eficientes. Para ele, no entanto, ainda há muitos desafios a serem enfrentados.

A entidade destaca que é necessária a conscientização sobre as estratégias a serem adotadas em cada Município para alcance ou superação das metas do Ideb. “Para vencer este obstáculo, é necessário um trabalho em conjunto, um bom funcionamento das escolas, um gestor escolar que acompanhe de perto o trabalho pedagógico e discuta estratégias para avançar na aprendizagem dos alunos e na qualidade do Ensino Fundamental”, aponta Ziulkoski.

Ilustrativa
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Meta Municipal

O Ideb observado na rede municipal dos anos iniciais do ensino fundamental é de 4,9. Segundo os dados apresentados, 3.446 Municípios superaram a meta projetada de 4,5. Nos anos finais do ensino fundamental, 1.085 Municípios atingiram a meta projetada de 3,9.

De acordo com dados do censo escolar, as matrículas do ensino fundamental totalizam 29 milhões, sendo que a rede municipal representa 16,2 milhões ou 56% desse universo. Os Municípios, responsáveis por oferecer prioritariamente os anos iniciais, respondem por 68% ou 10,7 milhões dessas matrículas.

Mais de 3 mil Municípios da rede municipal nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental não tiveram notas do índice ou de determinada etapa divulgadas por ficarem fora dos critérios estabelecidos. Dentre eles: ter menos de 20 alunos na série avaliada; não aderir à Prova Brasil; não possuir taxa de aprovação calculada; ou as escolas não terem 50% das matrículas avaliadas na Prova Brasil. Em alguns casos, Municípios também solicitaram a não divulgação.

Destaques

Em relação aos anos iniciais, os Estados que se destacaram quanto à meta nacional do Ideb foram São Paulo, com 94,2%, Santa Catarina, com 94,1% e Minas Gerais, com 93,4%. São Paulo também se destacou nos anos finais do ensino fundamental, ficando em primeiro lugar com 70,7%. EM seguida, vêm Minas Gerais, com 67,6%, e Goiás, com 55,3%.

O Ideb mensura o desempenho do sistema educacional no Brasil por meio das avaliações da Prova Brasil, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e das taxas de aprovação nas escolas. Os dados são utilizados na construção de políticas públicas e em ações que promovam um ensino de qualidade.

No cálculo do Ideb, para avaliar o ensino fundamental, considera-se a média entre o desempenho dos estudantes na Prova Brasil e o porcentual de aprovação. O Inep estabeleceu metas nacionais para cada rede de ensino e projetou metas individuais para Estados, Municípios e escolas, definindo-as para os anos iniciais e finais.

MEC com Agência CNM