Santa Vitória lança o programa Parlamento Jovem 2019

Nossos Municípios

Na tarde da última segunda-feira (22) a Câmara de Santa Vitória lançou oficialmente a edição 2019 do programa de formação política “Parlamento Jovem”, que neste ano será desenvolvido pelo Legislativo Municipal em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, contando com a participação de cerca de 40 estudantes do ensino médio, das Escoas Estaduais “Prefeito José Franco de Gouveia, de Santa Vitória, e “Professora Maria Dirce de Oliveira”, do Distrito de Chaveslândia. O lançamento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Weliton Ferreira Lima, que esteve acompanhado dos vereadores Antônio José de Queiroz, Eudécio Rezende, Marquinho da Farmácia e Zilmar Filho.

A iniciativa visa à formação política e cidadã dos jovens participantes e ao empoderamento dos estudantes do ensino médio para que eles desenvolvam ações sociais e políticas, sobretudo aquelas que proporcionam uma interlocução com o Legislativo. De um total de 853 municípios mineiros, apenas 95 Câmaras Municipais aderiram ao programa em 2019.

O tema do programa neste ano é “discriminação étnico-racial”, envolvendo, ainda, os subtemas: desigualdades socioeconômicas; violências por motivo étnico-racial; e direitos às identidades e à diversidade cultural. As diretrizes do programa conceituam discriminação como toda e qualquer forma de restrição, distinção ou exclusão que tenha por base raça, gênero, cor da pele, origem nacional ou étnica, linha familiar, condição social, orientação sexual, religião, valores culturais, deficiência, entre outros, que resulta em restrição ou até mesmo anulação de direitos individuais.

Também estiveram no lançamento a diretora da Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira, Neuza Queiroz de Lima; a vice-diretora da Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, Maria Marques; o comandante do 6º Pelotão da Política Militar, 2º Tenente Marcos Guimarães; a secretária Adjunta de Educação e Cultura, Fabiana Almeida; o secretário de Transporte e Serviços Rurais, Junior Sebastião de Souza; o representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adaoneli Rodrigues De Aquino.

ASCOM Santa Vitória