Santa Vitória promove o 2º Encontro da Mulher Rural

Nossos Municípios

No último sábado (30/08) a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu a segunda edição do Encontro da Mulher Rural, reunindo mais de 300 moradoras dos assentamentos, acampamentos e distritos de Chaveslândia e Perdilândia. A mesa de autoridades foi presidida pelo prefeito Genesinho e composta pelo presidente da Câmara, Henrique Roberto, representando todos os vereadores do município, pela secretária de Pesca, Edemilce Alves Pinheiro, que representou o vice Weliton Ferreira Lima, pela secretária de Desenvolvimento Social, Cristina Villela, pela moradora do Assentamento Santa Inês, Joana Guimarães, representando todas as mulheres rurais, pelo gerente regional do SENAR, Flávio Silveira, pela coordenadora do CRAS, Gabriela Guedes, pela secretária de Saúde, Sandra Barbosa, pelo titular da Agropecuária e Meio Ambiente, Arnaldo Marques, que representou os secretários municipais, e pelo diretor do Sindicato Rural, Nivaldo Silveira Lima, representando o presidente Fábio Moraes.

Foto: Ascom Santa Vitória
Foto: Ascom Santa Vitória

O evento, que foi apoiado pelo Sindicato Rural, EMATER-MG, SENAR e por patrocinadores do comércio local, contou com atividades, palestras e atrações que resgataram a cultura rural, valorizando as tradições caipiras e as trabalhadoras do campo.

Café da manhã, missa sertaneja, presidida pelo pároco da Paróquia São Cristóvão, padre Pedro Donizete, palestras que abordaram temas relacionados à aposentadoria da mulher rural e aos cuidados com a moradora do campo, um reforçado almoço, apresentações culturais, entrega de certificados, espaço da beleza com serviços gratuitos de maquiagem, cabeleireiro, manicure e pedicure, cantinho das crianças com um amplo playground para a garotada, sorteio de diversos brindes e confraternização para as participantes, com show da dupla Eliseu Neto & Rafael, foram alguns dos atrativos que marcaram a segunda edição do encontro.

Foto: Ascom Santa Vitória
Foto: Ascom Santa Vitória

Para o prefeito Genesinho, o evento, além de valorizar a mulher rural, promove a integração social em Santa Vitória, resultado de intenso um trabalho idealizado pela atual gestão. “Nós estabelecemos prioridades quando assumimos a Administração Municipal e algumas delas estão relacionadas à dignificação das famílias, à qualidade de vida da população e à integração social. Quando ofertamos melhores condições de vida aos santa-vitorienses, conseguimos gerar impactos positivos na sociedade. O encontro da Mulher Rural é exemplo desta nossa atuação, pois valoriza estas agricultoras, que tanto contribuem com o desenvolvimento do município, e consagra todo o trabalho que temos emplacado nas comunidades rurais e distritos”, avaliou Genesinho.

Cristina Villela, secretária de Desenvolvimento Social, falou da importância do encontro e reiterou o compromisso da Administração com os trabalhadores e trabalhadoras do campo. “Na zona rural e nos distritos, dentre os outros serviços implantados por esta gestão, expandimos o leque de atuação da SMDS e do CRAS para as comunidades mais remotas e levamos, in loco, todos os serviços que ofertamos em Santa Vitória, através da nossa equipe volante. O compromisso que Genesinho assumiu, de promover a integração social, está sendo cumprido e as sementinhas que foram plantadas já estão gerando lindos frutos. No próximo ano, este evento será ainda melhor e já estudamos implantar, também, um encontro para toda a família rural de Santa Vitória”, finalizou a secretária Cristina.

Foto: Ascom Santa Vitória
Foto: Ascom Santa Vitória

A coordenadora do CRAS, Gabriela Guedes, destacou a atuação da atual gestão, na área social, especialmente nos trabalhos desenvolvidos nas comunidades rurais. “O prefeito Genesinho e a secretária Cristina Villela vêm se mostrando muito sensíveis às necessidades das pessoas e estão atuando de maneira efetiva para melhorar as condições de vida da população e, o principal, dignificar as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, fechou a coordenadora.

Ascom Santa Vitória