Saúde regional é discutida em reunião realizada na Amvap

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC-UFU e o reitor da universidade se reuniram com a presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, na manhã da última sexta-feira (01/07) na sede da associação. Em pauta assuntos relevantes ao atendimento em saúde pública na região.

O encontro vem em decorrência às discussões realizadas em reunião extraordinária no último dia 17 de junho que tratou sobre o fechamento do Pronto Socorro do HC-UFU. Naquela ocasião foi formada uma comissão de prefeitos e secretários com a missão de estreitar os diálogos com a entidade na busca de solução aos problemas enfrentados.

Reitor da UFU esclarece problemas crôncios do HC-UFU. Foto: Luiz Otavio Petri
Reitor da UFU esclarece problemas crôncios do HC-UFU. Foto: Luiz Otavio Petri

O diretor executivo, Alair Benedito, da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia – FAEPU, que administra o HC-UFU, apresentou o cenário atual que põe em crise o hospital e prejudica os atendimentos. Ele apontou números que causam um déficit financeiro na ordem de R$50 milhões de reais. Isso se dá devido ao acumulo de dívidas contraídas pela fundação com fornecedores e prestadores de serviço, ao longo de vários anos. Acumulo este justificado pela necessidade de investimentos para que não houvesse a paralisação no funcionamento do hospital.

Em sua fala o reitor da UFU pontuou que é necessário haver um alinhamento de ações capazes de levantar uma resolução ao problema de uma vez por todas, visto que esta não é uma questão pontual e de agora. “Precisamos dar solução a um problema crônico que se não for tratado com o devido cuidado irá retornar”, concluiu o reitor professor Elmiro Resende dos Santos.

Reunião trata sobre a saúde regional na Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri
Reunião trata sobre a saúde regional na Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri

Dinair Isaac destacou o empenho dos prefeitos pra unir esforços com a universidade na busca por melhor atenção aos pacientes da região visto que o hospital é referência em urgência e emergência para uma população de mais de dois milhões de habitantes das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

“Estamos sempre respeitando todos os cidadãos que são aqueles que mais precisam deste atendimento, assim buscamos resolver de uma vez por todas o que aflige nossa gente”, concluiu a presidente da Amvap.