Sebrae-MG apresenta indicadores a associações micorregionais na sede da Amvap

Notícias em Destaque

Com o tema “Pensando o Desenvolvimento por Meio de Indicadores” o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-MG, realizou uma apresentação do diagnóstico regional para o desenvolvimento, feita pelo gerente da área de Inteligência de Empresas do órgão, Felipe Brandão de Melo, na última sexta-feira (22/09), na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, em Uberlândia. O encontro culminou na entrega de cadernos com informações individualizadas das áreas abrangidas pelas associações do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O levantamento poderá sinalizar na criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional.

25-09 Reuniao Amvap Sebrae3

Ao apresentar a proposta para o desenvolvimento econômico, o representante do Sebrae disse que a região, historicamente, é importante em termos econômicos em nível de Estado. Citou o crescimento do emprego nas micro e pequenas empresas, bem como na agricultura. “Ao desenvolver as potencialidades que já existem e, somando-se inovação e melhoria do poder público, vai fazer com que a região cresça ainda mais”. Apontou ainda a qualidade da mão de obra que se tem, a presença de jovens e a educação empreendedora como elementos fundamentais para o futuro e, também, para a criação de uma política pública mais sustentável pelo crescimento dos pequenos negócios.

O estudo foi direcionado as associações microrregionais Amvap, Amvale, Ampla e Amapar. Para o presidente da Amvap e prefeito de Ipiaçu, Leandro Luiz de Oliveira, o Léo da Rádio, “o estudo é uma semente que será repassada aos prefeitos de cada município, de cada associação na busca de colher bons frutos no futuro próximo”, concluiu o presidente da Amvap.

O presidente da Amvap destacou ainda que a entidade está de mãos dadas com as demais associações microrregionais no intuito de buscar assiduamente o desenvolvimento regional. Ao receber o resultado do estudo das mãos dos representantes do Sebrae-MG, Léo fez questão de ressaltar a importância de parcerias com entidades como  o Sebrae. “É no município, é na sua comunidade que o cidadão desenvolve seus empreendimentos, o auxilio de indicadores como estes que foram apresentados é sobretudo um incentivo a mais para nossos munícipes que podem com o apoio do poder público por meio de uma gestão preocupada com os avanços nos municípios e da nossa região como um todo”, disse o presidente da Amvap.

25-09 Reuniao Amvap Sebrae4

25-09 Reuniao Amvap Sebrae2

Já o presidente da Amvale – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, “o trabalho mostrado pelo Sebrae é de extrema valia, pelo volume de dados expressivos. Indica, também, a necessidade da união de todos os municípios, através das associações microrregionais para apurar todas essas questões e ver como realizar um trabalho em conjunto, para tornar o sonho em realidade”.

25-09 Reuniao Amvap Sebrae1

Agência de Desenvolvimento

O prefeito de Uberaba e vice-presidente da Amvale, Paulo Piau manifestou sua satisfação em verificar que “cerca de ¼ da prtodução mineira é representada pelo que produzimos no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”. Esse indicativo permite à região se impor diante das necessidades e demandas junto aos governos Estadual e Federal. Informou que a apuração feita pelo Sebrae deverá ser apresentada na próxima reunião do G-70, o Grupo dos 70 Municípios do TM/AP, prevista para ainda este ano, na cidade de Araxá, inclusive irá propor a criação da Agência de Desenvolvimento Regional.

25-09 Reuniao Amvap Sebrae6 25-09 Reuniao Amvap Sebrae5 25-09 Reuniao Amvap Sebrae7

Com Ascom Amvale