SUS terá fila única para cirurgias eletivas

Notícias Gerais

O Ministério da Saúde pretende criar uma fila única para cirurgias eletivas em todos os estados do País. Os gestores terão até 21 de junho para integrar as informações dos municípios e enviar à pasta a quantidade de pacientes que aguardam pelos procedimentos. A medida dará transparência e agilidade ao atendimento dos pacientes, que, muitas vezes, ficavam sujeitos à fila de um único hospital e deixava de concorrer a vagas em outras unidades da região.

Com a mudança, ao ter conhecimento da demanda nacional, o Governo Federal poderá alocar os recursos de forma mais eficiente e equânime. Atualmente, o estado tem uma fila, a prefeitura outra, o hospital outra, o que causa conflito no sistema. Quando a pessoa sai do ambulatório, precisa ser encaminhada para uma fila geral, e não para a do hospital.

21-06 AMM Fila SUS

O prazo para alimentação do SUSfácil pelos municípios mineiros finaliza em 21 de junho de 2017. Após esse prazo, o Estado fará a consolidação da demanda apresentada pelos municípios, em fila única, e enviará ao Ministério da Saúde via Formsus.

Confira as orientações do Estado em:
http://www.cosemsmg.org.br/site/images/noticias/Cosems/2017/maio/art_02/image2017-05-03-155731.pdf

Acesse as orientações nacionais em:
http://www.brasil.gov.br/saude/2017/04/sus-tera-fila-unica-em-cada-estado-para-cirurgias-eletivas

Os gestores devem preencher este formulário até o dia 21 de junho:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=32271&exibe_menu=0&exibe_duvidas=0

Com informações da Agência Saúde.

Portal AMM