Telefonia e acesso à internet no Brasil ainda estão entre os mais caros, diz União Internacional

Notícias Gerais

A desigualdade social reflete também na questão da inclusão digital, conforme informou a União Internacional de Telecomunicações (UIT). No alerta feito nesta segunda-feira, 24 de novembro, a organização também sinalizou que a telefonia e o acesso à internet no Brasil ainda estão entre os mais caros do mundo e os custos freiam a capacidade de garantir que os serviços cheguem a toda população.

Com sede em Genebra, a UIT anunciou que apesar de o Brasil ter melhorado no índice, ele ainda está atrás de nações como Azerbaijão, Romênia e Argentina. O ranking é liderado pela Dinamarca, seguido pela Coreia do Sul e por praticamente todos os países ricos. A Europa continua sendo o continente onde a tecnologia da informação é mais avançada.

Ilustrativa
Ilustrativa

O custo da internet para a população mais carente representa 20 vezes o peso que o mesmo serviço representa para os mais ricos, no Brasil. Segundo a entidade, mesmo que 44% dos brasileiros tenha computador em casa não conseguem pagar uma assinatura de internet. Ainda, conforme UIT, apesar de os preços ainda serem relativamente altos, o país subiu no índice das economias mais preparadas para usar as tecnologias da comunicação.

Pelas informações da União, o Brasil saltou da 67.ª para a 65.ª posição entre os rankings de 2012 e 2013. O índice reúne os dados de acesso a telefonia – fixa ou celular – e internet – banda larga fixa ou móvel.

Da Agência CNM, com informações do Estado de S. Paulo