Uberlândia amplia programa de assistência odontológica escolar

Nossos Municípios

A Prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta terça-feira (21), no bairro Laranjeiras, uma nova unidade de assistência odontológica escolar. A Escola Municipal Jacy de Assis passa a oferecer o serviço a cerca de 2.200 alunos na faixa etária de 05 a 14 anos do ensino fundamental. A nova unidade contempla ainda a demanda por assistência em saúde bucal da Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto, localizada na mesma comunidade. A atenção odontológica engloba desde escovação supervisionada até procedimentos de restauração e tratamento.

O modelo assistencial odontológico já atende 14 escolas de Uberlândia e permitiu ofertar até agora 24 mil procedimentos para manter o sorriso saudável dos estudantes.

Foto: Secom PMU

Durante a inauguração, o prefeito Gilmar Machado lembrou a importância das parceiras entre setores da Administração que promovam a qualidade de vida da população. “Uma cidade educadora se faz promovendo cuidados com a saúde, a começar pela boca. Cada servidor da rede de saúde e de educação precisa atuar como promotor da qualidade de vida na comunidade”, disse.

Para Luciana de Souza Barbosa, diretora da Escola Municipal Jacy de Assis, a parceria entre a escola, a família e a Secretaria de Saúde compõe a formação do aluno de modo mais amplo. “A oferta e garantia de assistência a saúde dos alunos legitima o direito de ensinar e garante aos jovens o direito de aprender”, disse.

As equipes do Programa de Saúde Bucal são compostas por dois dentistas e dois auxiliares técnicos que adotam o método de avaliação por escovação supervisionada e fazem a triagem dos casos urgentes, priorizando os alunos que irão completar as séries de ensino oferecidas nas escolas em que estão matriculados. Segundo o odontólogo Ricardo Alves Corrêa, os procedimentos realizados de segunda a sexta, nos consultórios escolares, garantem a cobertura integral das condições de saúde bucal de cada aluno. “É importante liberar o aluno da escola com todos os dentes tratados. Utilizamos o sistema de mutirão se for preciso e nos dias sem aula trabalhamos com o agendamento desses jovens”, disse.

Foto: Secom PMU

Além de avaliar os riscos na saúde bucal de crianças e adolescentes, as equipes trabalham ações que reforçam a prevenção de doenças relacionadas a falta de higiene dos dentes e gengivas e ainda encaminham para as unidades de Atenção Básica da Saúde os casos detectados na família dos estudantes. Para facilitar o processo, o aluno recebe um formulário para avaliar em casa com os pais os hábitos relacionados aos cuidados com a saúde bucal.

Secom PMU