Uberlândia investe R$ 500 mil na produção de peixe e fortalece agricultura familiar

Nossos Municípios

Projeto é colocar Uberlândia no mapa nacional da produção, e consolidar a liderança no Triângulo. Recursos foram repassados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura

A Prefeitura, através da Fundação Educacional Rural de Uberlândia (Ferub), investirá R$ 552 mil no laboratório de reprodução de Tilápias Gift Revertida. Esse recurso será empregado, entre outros objetivos, na aquisição de um veículo para transporte dos alevinos e dos técnicos até propriedades rurais, além de uma caixa para transporte de peixes vivos, e de compra de equipamentos para o manejo.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A verba foi repassada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O objetivo da Ferub é organizar a cadeia produtiva dos pequenos produtores no município. E, por consequência, estabelecer a região como centro de pescados cultivados. Por isso, a Ferub tem investido pesadamente. Começando pela implantação do Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf) – que atua com metodologia de ensino, pesquisa e extensão em piscicultura. E tem trabalhado junto às empresas, para verem em Uberlândia ambiente favorável à instalação de frigoríficos, abatedouros, fábricas de ração e unidades de beneficiamento.

Foco na produção

Segundo Aniceto Ferreira, diretor da Ferub, os recursos vindos do MPA servem ao aperfeiçoamento da cadeia de produção. Representa a estruturação do Cetaf para a criação de peixes nativos, reprodução de tilápia, alevinos e juvenis, engorda no sistema convencional e em tanque-rede, e monitoramento da qualidade da água. Na ponta final do processo, a orientação dos produtores com vistas ao processamento e comercialização.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“Percebemos um aumento na procura de pequenos produtores que querem trabalhar com a piscicultura, além dos que já atuam com a atividade, mas buscam orientações e capacitação. Nossa função é ajudar os pequenos produtores a terem condições de produzir e colocar seu produto no mercado. Produziremos os alevinos para fornecer a estes produtores”, explicou.

Uberlândia e o Triângulo Mineiro são reconhecidos pelo potencial para a aquicultura, devido à fartura de recursos hídricos, clima e produção de insumos para ração. E Aniceto ressalta mais um aspecto favorável: a localização geográfica em relação a centros logísticos, condição fundamental para o escoamento da produção.

Peixe na merenda escolar

Por meio de uma parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a Ferub desenvolve um projeto para inclusão de derivados do peixe na merenda escolar. Uma pesquisa na rede municipal avalia a aceitação e, com base nesse resultado, será elaborado um cardápio para aos alunos.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A iniciativa da Ferub segue o acordo de cooperação, fechado em 2013, entre o MPA e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a inclusão de peixe na merenda escolar – como recomenda a Organização Mundial da Saúde.

Cetaf

O Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar funciona na área da antiga Base Avançada de Pesquisa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Ferub assumiu a gestão em 2013. São 80 mil metros quadrados com 33 tanques destinados à produção, cria e engorda. Os viveiros medem até 5 mil metros quadrados – os maiores ainda estão em processo de ativação.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O Cetaf vem oferecendo cursos no setor de aquicultura para os pequenos produtores de Uberlândia e região. Nesta parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, mais de 160 pessoas já foram beneficiadas. São aulas teóricas de piscicultura e 13 cursos complementares.

Para este semestre, o Cetaf oferecerá mais seis cursos, dentre os quais: piscicultura em tanque rede; piscicultura em viveiro escavado; monitoramento e qualidade da água; curso de ranicultura; curso de criação de camarão de água doce; e reprodução de peixe.

Secom PMU