Uberlândia: Parque Linear do Córrego Lagoinha transforma cenário na região Sul

Nossos Municípios

As águas que no passado recebiam grande quantidade de dejetos de residências nas proximidades, hoje correm mais cristalinas e sem odor. O mato deu lugar à vegetação rasteira e nativa, e o cenário que já foi de completo abandono, aos poucos ganha nova paisagem, revelando um cartão postal no meio da mata.

Iniciada em dezembro, a implantação do Parque Linear do Córrego Lagoinha tem permitido revitalizar uma área de 34 mil m2, abrangendo os bairros Jardim Inconfidência e Vigilato Pereira, na região Sul, e transformá-la num dos principais espaços verdes de Uberlândia. E mais que isso: os novos equipamentos vão proporcionar mais lazer e práticas esportivas à comunidade.

Quem passa pelo local tem a oportunidade de acompanhar as obras e a mudança de cenário. A pista de caminhada já está em construção, bem como a ciclovia e área onde será implantado um parquinho infantil. O projeto de paisagismo privilegia espécies nativas da região e irá valorizar o cenário que tem como principal atrativo uma cascata de formação natural.

A antropóloga Poliana Mendonça mora em frente a área onde será o parque e espera que a transformação possa trazer, também, mais tranqüilidade aos moradores. “Historicamente, a área era freqüentada por usuários de drogas e ponto de prostituição. A gente espera que essa transformação possa trazer mais segurança e se tornar um ambiente mais familiar”, diz.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Recursos

O Parque Linear do Córrego Lagoinha está sendo implantado com recursos do Programa Buriti, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) com o propósito de recuperar e proteger as nascentes das bacias hidrográficas que abastecem o município.

Os recursos empregados na obra, da ordem de R$ 781 mil, são provenientes de um Termo de Ajuste de Conduta firmado entre o Dmae e o Ministério Público de Minas Gerais. O Dmae está aplicando na preservação do Córrego Lagoinha valores correspondentes ao período entre 1997 e 2008 em que estava em vigor a Lei Estadual 12.503 que antecedeu a criação do Programa Buriti. A Estimativa é que a obra seja concluída até junho. O parque será administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Secom PMU