Uberlândia sedia debate macrorregional sobre Plano Nacional de Educação

Nossos Municípios

             Nos últimos anos a educação tem sido um dos temas mais debatidos pela  sociedade e, neste cenário, Uberlândia se tornou um dos polos para discussões.  Diante disso, a cidade foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para  sediar a Conferência Macrorregional Uberlândia que debaterá novos parâmetros  para o Plano Nacional de Educação (PNE). Nesta quinta (26) e sexta-feira (27)  representantes de 57 municípios se reunirão no anfiteatro do bloco 3Q, do Campus  Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlandia (UFU), e definirão as  prioridades para a conferência estadual que acontecerá em Belo Horizonte em  outubro deste ano. Já a II Conferência Nacional de Educação (Conae) será em  Brasília em fevereiro de 2014. Os participantes da etapa uberlandense pertencem  às Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Uberlandia, Uberaba,  Ituiutaba, Monte Carmelo e Patrocínio. O evento é promovido pelo MEC com apoio  das SREs e Secretarias Municipais de Educação (SMEs).

             De acordo com o assessor da SME de Uberlândia, Carlos Roberto Vieira, a  mobilização é de grande importância para a educação. “É uma forma de tornar o  processo ensino-aprendizagem melhor em todas as esferas públicas e também  particular”, disse.

A Conferência será um espaço democrático de construção de acordos  sociais que apontarão novas perspectivas para o novo PNE. As discussões das  conferências prévias, como a de Uberlândia, serão sintetizadas em emendas e  apresentadas por unidades federativas (cidades). Em seguida, os relatórios serão  analisados para aprovação na etapa estudual e posteriormente serão conferidos e  aprovados pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Ao final, será composto o  Documento-Base da II Conae que terá como tema “O PNE na Articulação do Sistema  Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de  Colaboração”.

             Para atender à temática central, o FNE deliberou para as conferências os  seguintes eixos centrais:

           Eixo  I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e  regulação;

           Eixo  II – Educação e Diversidade: Justiça social, inclusão e direitos  humanos;

           Eixo  III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, ciência,  tecnologia, saúde, meio ambiente;

           Eixo  IV – Qualidade e Educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação,  condições de participação e aprendizagem;

           Eixo  V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;

           Eixo  VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, remuneração, carreira e  condições de trabalho;

           Eixo  VII – Financiamento da Educação: Gestão, transparência e controle social dos  recursos.

 Serviço:

Conferência Macrorregional Uberlândia

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q, Campus Santa Mônica, UFU, avenida João Naves de Ávila,  2.121, bairro Santa Mônica

Datas: Quinta e sexta-feira – Dias 26 e 27

Horário: Sempre das 8h às 17h30

Fonte:SECOM/ Prefeitura de Uberlândia