Vacinação contra a Gripe: campanha vai até o dia 9 de maio

Notícias AMVAP

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início nesta terça-feira, 22 de abril, em todo o Brasil. Este ano, o público alvo da campanha foi estendido. As crianças de 6 meses a 5 anos terão direito à dose que protege contra três tipos da doença – A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Até o ano passado, apenas as crianças de 6 meses a 2 anos tinham acesso à vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de crianças nesta faixa etária, também foram inclusos na campanha pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis. Outros grupos são considerados mais vulneráveis à gripe e terão prioridade na vacinação. São eles: os idosos (acima de 60 anos), os profissionais de saúde, a população carcerária, os profissionais do sistema prisional, mulheres grávidas e aquelas que deram à luz nos últimos 45 dias e povos indígenas.

23-04 Vacina Gripe

Para este ano foram disponibilizadas 53,5 milhões de doses da vacina em 65 mil postos de saúde das cinco regiões brasileiras. Mais de 240 mil profissionais trabalham na campanha. Só entre as crianças a meta é de 49,6 milhões vacinados.  A campanha vai até o dia 9 de maio.

Redução de casos

A vacina contra a Gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a vacinação.

Agência CNM