VAF: Amvap promove capacitação sobre o Valor Adicionado Fiscal

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A Amvap realizou nesta terça e quarta-feira (23 e 24/06) o curso completo sobre o Valor Adicionado Fiscal – VAF. O treinamento, ministrado pelo especialista na área e professor, Márcio Chacra, faz parte do programa de capacitação da associação que vem qualificando servidores dos municípios associados em diversas áreas.

A capacitação, com carga horário total de 8 horas, apresenta conteúdos técnicos que vão desde as definições e normas gerais do VAF até o acompanhamento do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, bem como estudo do programa VAFPR (desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda/MG para acompanhar a entrega de declarações de DAMEF/VAF), e emissão de relatório. O curso é oferecido de forma gratuita aos participantes de municípios associados à Amvap.

Para o advogado, Dr. Alexandro Paiva, assessor em gestão pública da Amvap, o curso tem uma importância ímpar na capacitação dos servidores pela relevância que o VAF tem no retorno da tributação ao município. “Quanto mais o município incentivar seus servidores a participarem de qualificações como esta, melhor. Afinal as atualizações é que irão deixar o corpo técnico sempre bem-preparado para as demandas do dia a dia”, disse Paiva.

O palestrante Marcio Chacra, que trabalha a mais de 30 anos com o VAF, explica que o Valor funciona como um “termômetro econômico” do município. Segundo ele, é muito importante que o município tenha um pessoal gabaritado para acompanhar o repasse desses recursos. “O VAF, em alguns municípios, é o principal recurso de arrecadação, e por isso é necessário a escolha de um servidor com vocação a área tributária. Além disso, o fomento da capacidade técnica desse servidor é muito importante. É o que a Amvap está fazendo, e sempre fez, não só no VAF, mas em diversos setores”, completou Chacra.

Esse é mais um dos cursos oferecidos pela Associação no programa de capacitação dos servidores para garantir a eficiência da gestão pública na região. A Amvap segue trabalhando na atualização técnica dos gestores dos municípios, ponto especialmente importante nesse primeiro ano de mandato.