Proerd forma turma de jovens contra drogas e violência

 

Evento realizado no Teatro João Guimarães Rosa, reuniu autoridades de Araporã e região para entrega de certificados as crianças que participaram do curso

Após um semestre de muito trabalho e dedicação, a Polícia Militar com o apoio da Prefeitura de Araporã, formou sua primeira turma do Proerd- Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. O evento aconteceu no dia 16 de outubro, terça-feira, no Teatro João Guimarães Rosa. Foram graduados alunos que participaram do curso no 1º semestre, sendo todos eles das salas de 5º ano da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale.
Durante o evento as autoridades puderam falar sobre esse mal que atinge muitos jovens brasileiros. O prefeito Valdir Inácio que esteve presente comentou sobre a importância da união da Polícia Militar, familiares, e governantes para que os jovens sejam salvos das drogas. "É preciso que todos colaborem para que nossos filhos não caiam nas mãos desses traficantes. A união de polícia, escola, e familiares, que vai fazer a diferença. Parabenizo a Polícia Militar pela iniciativa desta ação tão benéfica para os nossos jovens", afirmou o prefeito.
Para concluir a formatura, as crianças fizeram o juramento do Proerd, puxado pelo instrutor da turma Soldado Garcia, que visitou a escola uma vez por semana para aplicação das aulas. Os alunos juraram que iriam seguir tudo que foi passado durante o curso e que não se envolveriam com violência e drogas. A solenidade em Araporã contou com a presença da Banda de Música do 53º Batalhão da Polícia Militar de Araguari, que foram acompanhados de seus representantes Capitão Ramon, e Capitão Alexsandro. O Comandante da PM de Araporã Tenente Leoni Gonçalves também prestigiou o evento, além do prefeito Valdir Inácio Ferreira, da Secretária Municipal de Educação Anadith Diniz, e o Diretor da Escola Olintha de Oliveira Vale, Rafael Galé.
O Proerd é um programa que consiste em prevenir o abuso de drogas e violência em uma ação conjunta entre Polícia Militar, familiares, e escolas, para ajudar as crianças e adolescentes a reconhecer as pressões e influências diárias que todos recebem. Esse projeto foi criado pela professora Ruth Rich em conjunto com o Departamento de Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos em 1983. No Brasil ele foi adaptado e chegou em 1992, através da Polícia Militar, e desde 2002 já está implantado em todos os estados brasileiros.

Texto e foto: Diego Quintino (Decom Araporã)
Jornalista registrado MTB nº0002825/GO


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br