ACAP promove curso de produção de alimentos em Perdilândia

 

http://www.jornaldopontal.com.br/upload/news/Curso_de_produo_de_alimentos.jpg A EMATER – MG ministrou dos dias 22 a 25 de outubro um curso de produção de alimentos a partir da mandioca.

A carga horária foi de 34 horas e aconteceu na sede da ACAP (Associação Cultural de Artesãos de Perdilândia) em Perdilândia, com a participação de pessoas da sociedade local e de Santa Vitória. O curso “A mandioca na Alimentação Humana” foi patrocinado pala Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a EMATER – MG -, ACAP e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

“Nosso maior objetivo é promover e fomentar iniciativas como essa, incentivando o cidadão a buscar soluções paliativas na gastronomia, como por exemplo, o uso da mandioca em sua alimentação com mais frequência”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Regina Tanaka de Queiroz.

Toda a iniciativa para que esse curso acontecesse foi por meio da ACAP, que pretende com isso resgatar hábitos e costumes culturais na sociedade de Perdilândia.

“Sabemos que, além do uso na alimentação humana e animal, disse a presidente da ACAP, Cidinha Coelho, a mandioca é utilizada como matéria-prima ou insumos em inúmeros produtos industriais, de alimentos embutidos e em nossa região ela é cultivada em abundância e de forma natural, o que favorece o seu uso na culinária local”, destacou a presidente da ACAP.

A ACAP vem, já há algum tempo trabalhando em benefício da sociedade, ministrando cursos que ajudem o cidadão desenvolver planos alternativos para a sua alimentação. A alguns meses atrás ministrou um curso sobre defumação de alimentos, agora foi o A mandioca na alimentação humana. O cultivo da mandioca é de grande relevância econômica como principal fonte de carboidratos para milhões de pessoas, essencialmente nos países que estão se desenvolvendo agora.

Os produtos das raízes para alimentação humana são a farinha, a fécula, o beiju, o carimã, dentre outros. A fécula é bastante utilizada nas indústrias de alimentos como em outras indústrias.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br