Novembro Azul chega para combater o diabetes

 

Todos os anos, Uberlândia participa do Novembro Azul, ato simbólico promovido em diversos países para reforçar as ações já desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). Desta vez, as atividades no Município envolvem capacitação de profissionais da saúde e avaliação médica para a comunidade.
No auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, o Programa de Hipertensão e Diabetes, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o evento “A Experiência do Ambulatório do Pé Diabético” no dia 14 de novembro, das 8h às 12h. As inscrições já estão abertas para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, alunos da graduação em medicina do estágio em saúde coletiva e demais profissionais interessados.
Para a população, a equipe do Centro Municipal de Atenção ao Diabético (Cmad) e Ambulatório do Pé Diabético (APD) fará uma ação específica para avaliar o pé diabético, também no dia 14 de novembro, das 13h às 17h. Também serão desenvolvidas ações nas unidades municipais de saúde de acordo com as possibilidades de cada local.
Segundo a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), Maria Luiza Mendonça Pereira Jorge, o pé diabético se manifesta mais comumente devido a fatores como sedentarismo, má alimentação e obesidade. O problema está associado a intervenções cirúrgicas, hospitalizações, além de poder causar a amputação do membro. Por esse motivo, as ações do Novembro Azul em Uberlândia deste ano estão mais concentradas neste assunto com o intuito de buscar novas formas de atuação entre os profissionais de saúde, além de conscientizar os portadores da doença.

Novembro Azul:

O quê: Evento “A Experiência do Ambulatório do Pé Diabético”
Quando: 14 de novembro
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório Cícero Diniz, Centro Administrativo Municipal
Endereço: Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica
Inscrições: Até o dia 12 de novembro pelo e-mail dgp@uberlandia.mg.gov.br
Programação:
8h - Abertura – Apresentação Cultural
8h30 - Pé Diabético: Estratégias Para Reduzir Amputações
Palestrante: Dra. Maria Luiza Mendonça Pereira Jorge - Coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) / Endocrinologista da UFU / Mestrado em Clinica Médica – UFU / Doutorado em Clinica Médica - Unicamp
9h30 - Intervalo
9h45h – Experiência do Ambulatório do Pé Diabético
Palestrante: Dulcinéa de Oliveira Bernardes de Souza - Enfermeira do Centro Municipal de Atenção ao Diabético e Ambulatório Pé Diabético / Enfermeira do Centro de Referencia Nacional de Hanseníase – UFU / Monitora pelo Ministério da Saúde em Hanseníase / Especialista em Saúde Pública
11h - Debate
Obs.: Os certificados serão entregues no final do evento

 

O quê: Avaliação do pé diabético
Quando: 14 de novembro
Horário: 13h às 17h
Local: Centro Municipal de Atenção ao Diabético (Cmad)
Endereço: Rua Tenente Rafael de Freitas, 530, bairro Patrimônio


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br