Inaugurada a primeira universidade pública

 

No último sábado, 1º, autoridades estaduais e municipais inauguraram em Santa Vitória a Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais – UAITEC  e o Centro Vocacional Tecnológico – CVT.  Na ocasião,  visitaram as instalações do Programa de Inclusão Digital e fizeram considerações da importância desses ambientes para a Educação do município.  As unidades promoverão, gratuitamente, o acesso ao ensino em Nível Técnico, Tecnológico e Superior, contemplando cursos de Graduação em diversas áreas, Pós-graduação a nível de mestrado e doutorado, extensão universitária, idiomas, profissionalização e capacitação.
A inauguração contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, deputados Zé Maia e Romel Anízio Jorge, prefeito Dr. Antônio Celso, prefeito eleito Genésio Franco e secretária de Educação e Cultura, Tânia Domingues.
O objetivo da UAITEC é capacitar e qualificar os mineiros, por meio da educação a distância, em um ambiente integrado a universidades públicas. No caso de Santa Vitória, a unidade estará interligada à UEMG e ao CVT, criando um espaço de cooperação que irá preparar a mão de obra, atendendo às demandas e vocações do mercado de trabalho local.
A tecnologia aliada ao ensino de qualidade é o principal atrativo do Uaitec, segundo o secretário Narcio Rodrigues. "A utilização da tecnologia em sala de aula permite oemprego de conteúdo interativo como mapas e laboratórios virtuais que enriquecem cada vez mais o que é ministrado em sala de aula. Esta ferramenta didática fará toda diferença nesta construção da sociedade de conhecimento de Minas Gerais", destacou Narcio, adiantando que inicialmente a unidade priorizará os cursos de idiomas (inglês, francês, espanhol e português).
O prefeito Dr. Antônio Celso pontuou os avanços na educação do município e avaliou a UAITEC como um marco histórico, frente ao cenário de desenvolvimento pleno que vive Santa Vitória. “O primeiro passo da Administração, para suprir a crescente demanda do mercado de trabalho local, foi democratizar o acesso da população ao ensino técnico, profissionalizante e superior. Com a UAITEC e o CVT a comunidade terá a oportunidade de se capacitar, com condições de pleitear boas colocações no mercado”, ressaltou Celso.
Já o prefeito eleito, Genésio Franco de Morais Neto, foi objetivo e sucinto em seu discurso. Segundo ele, a próxima gestão continuará priorizando a educação, interligando-a com as áreas da saúde, esporte e desenvolvimento social, em um trabalho focado na melhoria da qualidade de vida da população. Na ocasião, Genesinhoanunciou que continuará nos comandos da Educação Municipal a secretária Tânia Domingues, pela estratégica condução da pasta nos últimos oito anos.
Aspecto Cultural – Foi homenageado na inauguração o escritor, poeta e repentista Aureliano Alves Holanda, natural de São Vicente (RN), onde nasceu em 8 de julho de 1926, e radicado em Santa Vitória, de onde tirou inspiração para o seu trabalho.
O Poeta do Sertão, como é popularmente conhecido,fezseu primeiro livro de poema em 1945, tendo escrito mais de 15 mil poemas.O primeiro livro publicado foi “Fundação e progresso de Santa Vitória”.
Também lançou outras obras, dentre elas: “Vida criminal de Orlando Sabino”, “A discussão do médico com a morte”, “O pagode do capeta na eleição do inferno”, “O valor do lavrador”, “A crise de 1966”, “Viva o Triângulo Mineiro”, “A mini-saia” e “O que está acontecendo e o que vai acontecer”.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br