Hospital Municipal é referência para Secretaria de Estado de Saúde

 

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais estiveram nesta terça-feira (4) em Uberlândia e um dos compromissos foi conhecer as dependências, o funcionamento e a administração do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Criado para atender a população de Uberlândia em procedimentos de baixa e média complexidade, o Hospital se tornou referência ao prestar um dos melhores atendimentos em saúde pública no Brasil.
Desde que recebeu o primeiro paciente, em janeiro de 2011, o Hospital contabiliza mais de 19 mil internações, uma média de 950 internações mensais. Já os atendimentos feitos por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) beneficiaram cerca de 600 pacientes.
As cirurgias ambulatoriais, de menor urgência, totalizam quase mil procedimentos. As mais realizadas estão relacionadas à proctologia, ortopedia e urologia. Somadas às que foram feitas no centro cirúrgico, a unidade de saúde já viabilizou mais de 6.600 cirurgias. Além disso, mais de três mil cirurgias de parto já foram feitas desde que o setor de Maternidade, que começou a funcionar em maio de 2011. Em 2012, o complexo tem registrado uma média de 250 partos por mês.
Junto às internações e cirurgias, o Hospital também disponibiliza à população diversos tipos de exames no setor de Imagem, montado com equipamentos importados de última geração. Os primeiros exames, oferecidos aos usuários a partir de maio de 2011, foram os de ecocardiograma e ultrassonografia. Depois o setor passou a realizar exames de tomografia, ressonância magnética e mamografia. Mais 15 mil exames foram realizados no hospital.
            Já a Maternidade do Hospital, inaugurada em maio de 2011, realizou mais de 3.300 partos, uma média de 250 por mês em 2012. A Maternidade conta com o Programa Ninho, utilizado para o atendimento aos recém nascidos que precisam de UTI neonatal. Os bebês são colocados em uma redinha na qual ele se sente acolhido ao assumir a posição semelhante à fetal. Isto contribui para um desenvolvimento mais humanizado e neurológico. O Ninho possui com uma iluminação especial, cuja claridade é intensificada ou diminuída de acordo com as necessidades de repouso da criança, que nesta fase costuma dormir num intervalo de três em três horas.
O Hospital está localizado na região Sul da cidade, em uma posição estratégica e de fácil acesso a qualquer uma das oito UAIs. As instalações foram planejadas para garantir acessibilidade a todas as pessoas. A unidade é completamente horizontal, o que favorece um atendimento mais próximo, atencioso e humano. São 20 mil metros quadrados de construção e 26,5 mil metros quadrados de estacionamento, numa área total de 55 mil metros quadrados. Os 258 leitos são divididos em: UTI adulto e neonatal, berçário, maternidade, pediatria e internação.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br