Certificações comprovam melhor desempenho das unidades de saúde

 

Trinta e nove unidades já certificadas com selo bronze recebem selo prata e sobem na escala de certificação por gestão de qualidade em saúde

            O comprometimento das unidades de saúde em aprimorar o atendimento à população tem novamente o reconhecimento da administração municipal. Nesta segunda-feira (10), o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, certificou 39 Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSFs) com o selo de qualidade prata em solenidade realizada no Centro Administrativo.
A entrega do selo aos coordenadores das unidades simboliza a evolução alcançada pelas equipes na prestação de serviços, o que coloca a rede municipal de saúde cada vez mais próxima da meta de se tornar referência em gestão de saúde, com a consolidação de um modelo de excelência comprometido com o cidadão. Além do selo prata concedido às 39 UAPSFs, também foram entregues selos bronze outros três UAPSFs e a cinco Unidades de Atenção Primária á Saúde (UAPSs).
            “Temos uma das melhores equipes de profissionais de saúde pública do Brasil. Por isso, nada mais justo do que demonstrar o nosso respeito e agradecimento com esse selo que simboliza a valorização do trabalho das pessoas que cuidam com muito carinho da nossa população e se empenham em crescer a cada dia”, disse o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.
Em novembro de 2011, 39 UAPSFs foram certificadas com selo bronze. Em 2012, as visitas de diagnóstico para selo prata nas UAPSFs e Bronze para UAPSs foram realizadas de março a dezembro. Foi verificado o estágio de desenvolvimento das Unidades e identificadas as não-conformidades em relação aos itens de verificação do instrumento de diagnóstico. As equipes se mobilizaram para adequar as não-conformidades pautadas no relatório, com o apoio dos avaliadores e das coordenações técnicas da Secretaria Municipal de Saúde.
Sisla de Oliveira Souza, coordenadora da UAPSF Taiaman I, foi uma das coordenadoras que recebeu o selo prata. Para ela, a conquista é a prova de que os processos implantados dentro da unidade contribuíram para melhorar o trabalho dos profissionais e o atendimento ao público. “Hoje trabalhamos em sintonia com as demais unidades municipais, por meio da classificação de risco, o que agiliza o acolhimento e o encaminhamento do usuário de acordo com a sua necessidade. Isso ajuda a otimizar o trabalho, identificando de forma padronizada as demandas da população para oferecer um atendimento mais adequado”, disse.
Pela iniciativa própria de implantar o Programa Gestão da Qualidade, a Prefeitura de Uberlândia tem sido reconhecida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A experiência de certificação foi premiada em abril deste ano com o “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, com a chancela da União Brasileira para a Qualidade (UBQ), realizada pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). O prêmio incentiva os integrantes das prefeituras dos municípios mineiros a contribuírem para a modernização da gestão pública, melhorando, assim, os serviços prestados à população.
Além disso, Uberlândia foi bem avaliada recentemente pelo Ministério da Saúde ao aderir ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Das 16 unidades inscritas no Programa, cinco foram consideradas com desempenho ótimo e 10 com desempenho bom.

O que é a certificação

A iniciativa da entrega dos selos de qualidade surgiu a partir do Plano Municipal de Saúde 2010-2013, que em suas ações de planejamento e gestão, propôs implantar o Programa Gestão da Qualidade em 100% das unidades de atenção à saúde, com a certificação das mesmas.
Para a certificação das unidades foram desenvolvidas três categorias para os selos: bronze, prata e ouro. Cada uma reflete o nível de qualidade no qual a equipe de saúde se encontra. A congratulação é entregue por conquista de mérito de qualidade na prestação de serviço à saúde, à medida que as unidades melhoram no processo.
Para receberem, as unidades devem cumprir um conjunto de ações propostas, com o compromisso de investir na melhoria contínua da qualidade das ações, serviços e práticas de saúde, assim como no fortalecimento dos sistemas de monitoramento e avaliação, instrumentos essenciais na gestão.
De acordo com a metodologia, foram capacitados um grupo de avaliadores de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para realizar o diagnóstico e certificar as UAPSFs e UAPSs, considerando três grandes eixos de análise distintos e integrados, os quais compõem o instrumento de avaliação para o diagnostico, são eles:

·         Gestão da Unidade

·         Princípios da Atenção Primária
ü      Primeiro Contato
ü      Longitudinalidade
ü      Integralidade da atenção
ü      Coordenação
ü      Centralização na Família
ü      Orientação Comunitária

·         Vigilância à Saúde

Melhorias proporcionadas pela certificação


·         Documentação dos profissionais da Unidade de Saúde;
·         Organização das escalas de férias, folgas, hora extras, atestados dos profissionais da Unidade de Saúde;
·         Atualização do patrimônio dos bens móveis da Unidade de Saúde;
·         Reforço/treinamento das medidas a serem adotadas nos casos de acidentes biológicos;
·         Implantação dos POP na Sala de Vacina;
·         Exigência do Cartão Municipal de Saúde nos atendimentos na Unidade;
·         Atualização do mapa da área de abrangência, incluindo os equipamentos sociais;
·         Implementação do Protocolo de Manchester para o atendimento de urgência e emergência;
·         Efetivação da Estratificação de Risco por ciclo de vida (criança, adolescente, adulto, gestante, idoso);
·         Planejamento de ações para a busca ativa dos diabéticos e hipertensos.
·         Acompanhamento das consultas programadas de crianças menores de 01 ano, crianças entre 01 a 5 anos e gestantes;
·         Monitoramento do contrato de gestão por meio do o relatório no POA disponibilizado mensalmente, quanto as consultas de pré- natal, puerpério e citologia de colo uterino positivas.
·        Cumprimento dos prazos de retorno de resultados dos exames laboratoriais;
·        Acompanhamento de mulheres com resultado de biopsia e citologia alterada;
·         Melhoria dos registros das atividades unidades.
·         Organização dos prontuários família com classificação de risco;
·         Melhoria no preenchimento dos cartões de criança e gestante;
·         Melhoria no acompanhamento das famílias segundo grau de risco das famílias;
·         Participação do coordenador (titular) ou representante em reuniões do conselho setorial de Saúde.
·         Melhoria na cobertura vacinal (crianças, gestante, idosos);
·         Maior controle e notificação de doenças infecto-contagiosas e agravos relacionados à Saúde do Trabalhador;
·         Melhoria no acompanhamento dos diabéticos para a redução de internações por complicações;
·         Reforço e Instituição das práticas da rotina de lavagem de mãos para garantia de segurança nos procedimentos;
·         Melhoria no gerenciamento dos medicamentos da Unidade – acondicionamento, medicamentos vencidos, descarte, junto à Assistência Farmacêutica;
·         Melhor acompanhamento de Tuberculose e Hanseníase: diagnóstico, tratamento, prescrição;
·         Controle de dedetização periódica;
·         Capacitação, controle de recebimento e utilização e dos Equipamentos de Proteção Individual realizado pela FMMS;
·         Cadastro dos profissionais atualizado no CNES;
·         Agendamento de consultas da demanda programada e espontânea no Prontuário Eletrônico Fastmedic;
·         Registro dos atendimentos diários no Prontuário Eletrônico Fastmedic, diminuindo o uso de papel;
·         Prioridade do agendamento das famílias de alto risco para o tratamento odontológico.
·         Utilização de protocolos clínicos e linhas guias pelos profissionais da equipe;
·         Melhoria da captação das gestantes no primeiro trimestre de gravidez;
·         Garantia do atendimento odontológico das gestantes assistidas pelo pré-natal;
·         Identificação dos usuários de álcool e outras drogas da área de abrangência da UAPSF;
·         Melhoria na solicitação de exames definidos nas linhas guias, por meio do protocolo do Prontuário Eletrônico Fastmedic;
·         Melhoria no agenda de consultas especializadas na central de marcação;
·         Melhoria no agendamento de ultrassonografia e mamografia, para mulheres com alteração no exame clínico;
·         Melhoria no rastreamento de mulheres entre 50 a 69 anos que realizaram mamografia no período de 2 anos;
·         Efetivação da rotina de exame dos pés diabéticos de acordo com o risco;
·         Melhoria no registro em prontuário de crianças com 30 dias de aleitamento materno exclusivo;
·         Coleta de exames todos os dias na Unidade;
·         Melhoria no encaminhamento das mulheres com resultado de biopsia alterada e monitoria deste encaminhamento;
·         Elaboração e implantação de protocolo para os atendimentos das Urgências e Emergência;
·         Participação da equipe nas investigações dos óbitos infantis ocorridos;
·         Atualização dos cadastros individuais e das famílias;
·         Analise sistemática pela equipe dos relatórios dos Sistemas Informatizados para planejamento de ações;
·         Implantação e utilização do genograma para as famílias de alto risco;
·         Efetivação de ações educativas de planejamento familiar nos grupos de adolescentes para redução do nº de gestantes adolescentes;
·         Participação do Coordenador de Unidade de Saúde e/ou representante da equipe nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde;
·         Melhoria na busca ativa das vacinas do calendário básico do Adolescente e Idoso;
·         Parceria nas ações educativas na comunidade buscando a erradicação dos focos domiciliares de Aedes aegypti;
·         Melhoria de registro no Sisvan, para vigilância alimentar e nutricional;
·         Capacitação e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS;
·         Melhoria no registro das investigações das ações de notificações compulsórias de agravos da Unidade.

 


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