Lançada a pedra fundamental da nova sede da Minas Cotton

 



Em solenidade realizada nesta terça-feira (11), foi lançada a pedra fundamental da nova sede da Central de Classificação de Fibra de Algodão – Minas Cotton. O terreno com seis mil metros quadrados de área foi doado pela Prefeitura de Uberlândia à Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) que vai administrar o espaço.
Localizada na rua Pedro Zanata, no bairro Alto Umuarama, a sede abrigará um dos maiores laboratórios da América Latina e será responsável por análises de pluma, de nematologia (estudo de vermes invisíveis a olho nu presentes no solo e nas raízes das plantas), dentre outros elementos. Contará ainda com setores de faturamento e administrativo, salas de treinamentos e estacionamento. A obra deve ter início em janeiro do próximo ano e o prazo de conclusão é de três anos. Serão investidos aproximadamente R$ 7 milhões.
Foi concedida uma homenagem ao prefeito Odelmo Leão devido às suas ações em prol do desenvolvimento da cotonicultura. “O prefeito Odelmo Leão pediu que nos empenhássemos para que este projeto fosse concretizado. Trata-se de um trabalho de ponta feito por uma associação forte, responsável e competente. É muito bom ter a Amipa próxima à Prefeitura como parceira no fortalecimento da cadeia produtiva. É um desenvolvimento de atividade com excelência e o prefeito sabe o que o laboratório representará para o Brasil e para o mundo, por isso concretizou esta doação”, afirmou Walkiria Naves, secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento.
            Segundo o presidente da Amipa, Angelo Dias, esse era um projeto que precisava de continuidade na luta pela valorização do algodão brasileiro. “É uma cultura muito tecnificada, que precisa de critérios e cuidados, ser acompanhada de perto. Por isso a importância de um laboratório como este. O trabalho tem que ser bem feito porque o resultado não é visto só na lavoura, é visto na malharia, na confecção e até na cadeia alimentar dos rebanhos. Uberlândia é uma cidade muito bem localizada, o melhor ponto estratégico do Brasil com localização privilegiada. Esse local de pesquisa fará análise de amostras de todo o mundo”, apontou.
A Amipa tem projetos nas áreas de tecnologia e pesquisa, sendo a Minas Cotton uma filial tecnológica da associação com desenvolvimento de ações em prol dos produtores associados e de toda a cadeia têxtil mineira e nacional. A Minas Cotton é reconhecida como um dos três laboratórios mais precisos do mundo, fato demonstrado pelo crescente número de análises o que a torna fundamental na cadeia produtiva do país.


© AMVAP - Aprimorando e Fortalecendo os Municípios

Av. Antônio Thomaz Ferreira Rezende, 3180 - Distrito Industrial - Uberlândia/MG
Telefax:(34) 3213-2433 - E-mail: amvap@amvapmg.org.br